Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

MIMO Festival amplia presença internacional

Evento gratuito anuncia edições no Rio, São Paulo, Olinda (PE) e Portugal

MIMO festival em Amarante, Portugal, em 2017 (divulgação)

MIMO festival em Amarante, Portugal, em 2017 (divulgação)

Itinerante e multigênero, o MIMO Festival é considerado o maior festival multicultural brasileiro gratuito do mundo. Em 2025, o evento terá uma programação especial. Entre junho e setembro, o festival será realizado no Rio de Janeiro, São Paulo, Olinda e Amarante (Portugal), e fará sua estreia na França com uma participação inédita no aclamado festival francês Jazz in Marciac, dentro da Temporada Cruzada Brasil–França 2025, promovida pelos brasileiros e franceses.

Desde sua criação, em 2004, o MIMO já realizou 61 edições em 14 cidades do Brasil e da Europa, reunindo mais de 4 mil músicos em sua programação. Em 2025, o festival reafirma sua vocação como representante legítimo da cultura brasileira no cenário internacional, promovendo intercâmbios artísticos de excelência, selecionando artistas de alta qualidade e apresentando uma curaria que valoriza a diversidade de estilos, gêneros e repertórios nacionais em diálogo com outras tradições musicais do mundo.

“ Realizar cada edição do MIMO é, ao mesmo tempo, um grande desafio e uma imensa satisfação. Manter um festival gratuito com esse nível de excelência artística por mais de duas décadas é uma missão que pede coragem e constância. Mas tudo vale a pena quando vemos o impacto que ele gera: a resposta vibrante do público, o encontro transformador entre artistas e plateias, além dos efeitos sociais e históricos positivos nas cidades que nos recebem desde a formação de público à dinamização do turismo e da economia local ”, afirma a idealizadora, curadora diretora geral, Lu Araújo.

A primeira cidade a acolher o festival será no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 21 de junho. Durante quatro dias, a capital reunirá artistas consagrados e novos talentos, brasileiros e estrangeiros, em palcos que integram cultura, história e diversidade.

Nos dias 18 e 19 de junho, o MIMO ocupará o Circo Voador, na Lapa, com shows instrumentais de Hermeto Pascoal & Grupo, Amaro Freitas Trio e Carlos Malta & Pife Muderno, entre outras atrações, e a Igreja de Santa Cruz dos Militares, no Centro, com apresentações de música clássica.

Aliás, por meio da parceria entre o MIMO e Jazz em Marciac, os artistas brasileiros que se apresentam no Circo Voador também estarão na França, pela primeira vez, como atrações da programação do festival francês, que acontece entre julho e agosto. A ação faz parte da Temporada Cruzada Brasil-França 2025, que comemora os 200 anos de relações entre os dois países.

Nos dias 20 e 21 de junho, o MIMO Rio se estenderá até as Arenas Culturais Jovelina Pérola Negra, na Pavuna, e Dicró, na Penha, com música e atividades que celebram a potência das periferias e reforçam o compromisso com a inclusão e pluralidade. A programação completa, que incluirá concertos, sessões de cinema, workshops, debates e outras atrações gratuitas, será anunciada em breve e promete celebrar a diversidade artística e o acesso democrático à cultura.

São Paulo e Olinda serão contemplados com o MIMO Festival 2025 no mês de setembro. De 12 a 14, o evento retornará à cidade pernambucana onde nasceu, após um hiato de sete anos, para celebrar a música nas igrejas, ladeiras e ruas que deram vida ao festival, inicialmente nomeado Mostra Internacional de Música em Olinda. A expectativa é grande para esse retorno, que promete reviver a energia única da cidade de criação do MIMO. Olinda recebe uma programação multicultural e abrangente, fiel ao espírito do evento. Durante os três dias de programação, mais de 50 atividades gratuitas serão realizadas, incluindo shows, concertos, exibição de filmes, workshops, masterclasses, workshops, palestras e eventos de poesia.

Na capital paulista, o MIMO aconteceu entre os dias 19 e 21 de setembro, ocupando o coração da cidade, o seu Centro Histórico, e reforçando a missão do festival de valorizar espaços de memória com arte e cultura. O evento traz exclusivas de importantes nomes da música brasileira e internacional, sessões de cinema, ações educativas e experiências imersivas. Durante os três dias, mais de 40 atrações serão apresentadas, celebrando a brasilidade e promovendo o diálogo com públicos diversos.

Já na Europa, o MIMO volta a fazer história na 6ª edição em Amarante. De 18 a 20 de julho, o festival apresentará mais de 60 atividades ao longo de três dias. Com uma programação verdadeiramente transcultural, que inclui concertos e DJ sets com artistas de treze nacionalidades, como Portugal, Brasil, Reino Unido, México, Espanha, Palestina, Senegal, EUA, Venezuela, Argentina, França, Gâmbia e Cuba, o evento também terá palestras, workshops, oficinas, cortejos, sessões do MIMO Bem-Estar, MIMO para crianças e roteiros culturais. O festival não ocupará apenas os palcos, mas também as ruas, parques, lojas, praias fluviais e recantos da cidade, num verdadeiro mergulho sensorial e comunitário.

Em 2025, uma nova iniciativa reforça a presença do MIMO Festival na Europa: a parceria com um dos eventos mais respeitados do gênero no mundo — o Jazz in Marciac , realizado há 47 anos no sul da França, sob a liderança de Jean-Louis Guilhaumon e com curadoria do músico Wynton Marsalis. De concertos a masterclasses, artistas franceses se apresentarão durante o MIMO Festival no Brasil, ao passo que músicos brasileiros também marcarão presença no palco do Jazz in Marciac.

A ação integra a Temporada Cruzada Brasil–França 2025 / Saison Croisée Brésil–France 2025, lançada pelos presidentes Emmanuel Macron e Luiz Inácio Lula da Silva para comemorar os 200 anos de relações bilaterais e divulgar os laços entre os dois países. Estruturada em torno de três grandes eixos — Clima e Transição Ecológica; Diversidade das Sociedades e Diálogo com a África; e Democracia e Estado de Direito —, a Temporada também visa dinamizar a cooperação em áreas como cultura, economia, pesquisa, educação e esporte, com foco especial na juventude e nos intercâmbios profissionais.

“Construir pontes em vez de muros: esse é o espírito do Jazz no Marciac e do MIMO Festival para seu reencontro no âmbito da programação da Temporada Cruzada Brasil–França 2025 “, diz Jean-Louis Guilhaumon, fundador e presidente do Jazz no Marciac.