Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Milkshake Festival tira Azealia Banks de line up por comentários anti-LGBTQIAP+

Evento acontece nos dias 26 e 27 de julho em Amsterdã

Azealia Banks

Azealia Banks (WENN/Reuters)

O Milkshake Festival, evento eletrônico e queer de Amsterdã, na Holanda, anunciou que a rapper Azealia Banks se juntaria à programação para suas festividades de 2025. Agora, dois dias depois, o evento a cortou completamente do line up.

Após protestos pela confirmação da cantora, que fez comentários anti-LGBTQIAP+, a organização se pronunciou.

Em uma declaração, o Milkshake disse aos fãs “nós ouvimos vocês” e disse que “tentaria criar uma plataforma para artistas que nem sempre tiveram acesso igualitário a espaços populares” no festival anual.

“Nós nos esforçamos para prestar homenagem às raízes da cultura club, uma comunidade que sempre esteve na vanguarda da luta pela igualdade”, dizia a declaração. “Entramos em contato com a gerência do Azealia Banks para obter uma declaração clara. Por favor, nos dê algum tempo para administrar esta situação.”

Os internautas continuaram pedindo que Banks fosse removida do line up – e nesta quinta-feira (6), o Milkshake confirmou que a rapper de “212” não se apresentaria mais no festival.

“Está claro para nós que cometemos um erro e que negligenciamos informações essenciais. Pedimos sinceras desculpas por isso”, dizia a declaração.

“A segurança de nossos visitantes, nossa equipe, os artistas e a equipe sempre será nossa principal prioridade. Além disso, avaliaremos nossa resposta inicial nas mídias sociais para aprendizados e melhorias.”

Banks – que se tornou bem conhecida nos últimos anos por seus discursos inflamados nas redes sociais –de fato tem um histórico de fazer comentários homofóbicos e transfóbicos online.

Em 2015, ela comparou a comunidade LGBTQIAP+ à “KKK branca gay” e foi filmada falando insultos homofóbicos a uma comissária de bordo.

Em 2020 e 2021, ela fez uma série de comentários transfóbicos sobre mulheres trans, especificamente quando se tratava de assistência médica e cirurgias de afirmação de gênero.

O Milkshake Festival acontece em Amsterdã nos dias 26 e 27 de julho.