Luciana Villas Boas: ‘O Camarote Salvador é um festival no Carnaval’
Confira a entrevista à Billboard Brasil

Luciana Villas Boas (Instagram)
Nos bastidores do Carnaval, a inovação é a moeda de troca para manter a relevância. Para Luciana Villas Boas, CEO da Premium Entretenimento e realizadora do Camarote Salvador, esta edição não foca apenas na festa, mas na consolidação do espaço como um festival multicultural de alcance global.
Em entrevista exclusiva à Billboard Brasil, a executiva detalha a estratégia por trás do aguardado encontro entre BaianaSystem, Lazzo, Vandal e Caetano Veloso, a vinda de estrelas internacionais e o esforço para traduzir a essência da Bahia em uma experiência de luxo e vanguarda.
Ode à cultura da Bahia
A grande aposta deste ano é oferecer aos foliões um mergulho profundo na cultura local, o que se reflete na escolha do Olodum e também do BaianaSystem como headliners do primeiro dia de evento. “É uma celebração que o Camarote decidiu fazer para a cultura baiana”, diz Luciana.
Com participações especiais de Caetano Veloso, Lazzo Matumbi e Vandal, o show do BaianaSystem, que já seria histórico por si só pela estreia da banda em camarotes, se torna também palco de uma poderosa fusão em torno da valorização da música feita na Bahia.
Além disso, a estreia se tornou uma oportunidade para que a banda se mostrasse para um público ainda mais amplo. “O BaianaSystem hoje é um artista nacional e internacional. Eles ganharam um Grammy. E a gente entende que o Camarote Salvador é um festival dentro do Carnaval. Então, não deixa de ser uma possibilidade de eles fazerem um show que repercuta para o Brasil e para o mundo”, afirma a CEO.
Luciana destaca ainda que a colaboração com a mídia foi o diferencial: “Isso veio muito por meio da parceria com a Billboard, que nos ajudou muito nesse projeto, inclusive na repercussão pelo Brasil.
A nova sonoridade baiana e a diversidade na folia
O objetivo do line-up diversificado é intrínseco à musicalidade baiana vai além do entretenimento; trata-se de apresentar o novo para quem vem de fora. “A gente quer levar para os turistas uma música nova. Então, acho que o BaianaSystem hoje representa, talvez, uma nova música baiana, uma nova geração da música da Bahia, um novo som, um novo ritmo. É uma oportunidade para os turistas conhecerem essa sonoridade”, pontua a executiva.
Para ela, o ecossistema do Carnaval já abraçou a mistura de gêneros, e o camarote reflete essa realidade das ruas. A pluralidade de ritmos é uma forma de abarcar ainda mais a essência carnavalesca para dentro do evento. “Primeiro porque eu acho que o Carnaval de Salvador já é um palco de uma mistura musical muito grande. Vemos hoje a Anitta saindo em cima do trio, o Pedro Sampaio, o Alok… então já existe essa diversidade. Buscamos trazer isso para dentro do Camarote Salvador também. Como recebemos turistas do Brasil inteiro, é óbvio que sempre priorizamos o axé e a música baiana, mas também temos outros estilos musicais que são tradicionais em outras cidades”.
Conexão internacional e a homenagem aos ícones
A grade de atrações mantém o pé no pop global com o retorno de um ícone do R&B. “Ne-Yo, um artista pop negro, e também a noite em que traremos o Afrikanas Sessions, com DJs do cenário da música eletrônica que vamos transmitir. O Ne-Yo, na verdade, já tocou no Camarote Salvador há muitos anos, então já era um desejo nosso trazê-lo de volta. Sempre procuramos trazer para o line-up algum artista internacional que apresente um ritmo diferente, algo entre a vanguarda e a tradição. Acho que o Ne-Yo representa muito isso”, explica.
Visualmente, o evento busca uma reconexão com a história da folia de forma lúdica. “Sobre o tema deste ano: há alguns anos buscamos trazer cada vez mais Salvador e a Bahia para dentro do Camarote, mas de uma forma não tão literal. Este ano, quisemos homenagear ícones do Carnaval, como a fubica, a guitarra baiana e a percussão. Os elementos visuais foram criados em cima dessa homenagem; são desenhos próprios para o Camarote Salvador. É uma forma lúdica de homenagearmos esses ícones do Carnaval baiano”, finaliza Luciana.
TRENDING
- BTS anuncia exibição de shows de turnê nos cinemas 12/02/2026
- ZEROBASEONE anuncia saída de integrantes e futuro do grupo 12/02/2026
- SM Entertainment pede bloqueio de bens contra membros do EXO 11/02/2026
- BTS prepara instalações artísticas na Coreia do Sul em comeback 10/02/2026
- Jennie, do BLACKPINK, compra prédio em Seul por R$ 72 milhões 11/02/2026