Você está lendo
Lourena inaugura Estúdio Billboard Brasil com projeto acústico
Lourena lança o projeto "Acústico - Estúdio Billboard". Crédito: Divulgação.

Lourena inaugura Estúdio Billboard Brasil com projeto acústico

Dirigido por Kassin, especial tem Sant, Budah, 3030, Major RD, Azzy e Jean Cabel

Artistas costumam dizer que lançar um projeto é como ter um filho. Neste caso, então, Lourena está grávida de “gêmeos”, cada um gestado à sua maneira. A cantora e compositora carioca vive um momento único, preparando-se para dois nascimentos: a chegada da primeira filha, Maria Flor, e o lançamento de seu novo projeto musical, “Lourena Acústico – Estúdio Billboard”. 

VEJA TAMBÉM
Lourena (centro) com os convidados do "Acústico - Estúdio Billboard": Major RD, Jean Cabelera, Budah, Azzy, 3030 e Sant. Crédito: Divulgação.

Grávida e gravando um álbum acústico simultaneamente, Lourena experimenta na pele e na arte as conexões entre maternidade e música. Ela confessa que nunca imaginou lançar um projeto acústico justamente no momento em que se tornaria mãe. “É muito doido, mas tem sido a experiência mais legal da minha vida”, diz a artista sobre a coincidência de gerar uma vida enquanto dá à luz seu novo disco.

Lourena (centro) com os convidados do "Acústico - Estúdio Billboard": Major RD, Jean Cabelera, Budah, Azzy, 3030 e Sant. Crédito: Divulgação.
Lourena (centro) com os convidados do “Acústico – Estúdio Billboard”: Major RD, Jean Cabelera, Budah, Azzy, 3030 e Sant. Crédito: Divulgação.

Gravado em 22 de setembro no Rio de Janeiro, em parceria com o selo Pineapple, “Lourena Acústico – Estúdio Billboard” inaugura o formato desplugado da Billboard Brasil. No show intimista, Lourena revisita faixas marcantes de sua trajetória em arranjos de voz e violão, além de apresentar canções inéditas ao lado de convidados especiais. Sant, Budah, 3030, Major RD, Azzy e Jean Cabelera participaram da sessão, que estreia em novembro (leia mais abaixo). 

“Me senti muito honrada pela representatividade”, diz Lourena sobre ter sido escolhida para encabeçar o projeto. Nascida e criada em Madureira, subúrbio do Rio, ela destaca a importância de, como mulher negra, abrir esse espaço artístico: “Poder estrear esse formato com tudo o que eu sou e sonho, sendo uma menina preta do subúrbio, foi sem palavras”.

A aposta no acústico dialoga com a essência de Lourena. Com mais de 4 milhões de ouvintes mensais no Spotify, a artista ganhou visibilidade ao transitar entre rap e R&B com uma pegada suave, fórmula que projetos como o “Poesia Acústica” ajudaram a popularizar. “Eu amo estar nesse ambiente”, afirma Lourena sobre o cenário de voz e violão no qual despontou em 2018.

Lourena posa com violão no palco do Estúdio Billboard. Crédito: Divulgação
Lourena posa com violão no palco do Estúdio Billboard. Crédito: Divulgação

“Quando surgiu esse boom do rap acústico, entrei de cabeça nesse meio, que já era algo de que eu gostava. Foi muito bom poder somar o que eu amava fazer: tocar violão, ouvir um som mais tranquilo e criar meus versos e rimas. Me senti muito livre para ser quem eu sou”, relembra. Essa liberdade criativa se reflete no repertório do novo projeto, que passeia por rap, R&B e MPB, e evidencia a versatilidade da cantora.

Sensibilidade em dobro

Sob a direção musical do produtor Alexandre Kassin, o acústico de Lourena ganhou contornos ainda mais intimistas. A ideia foi ressaltar a essência da artista, resgatando músicas marcantes de sua trajetória e apresentando-as em arranjos que valorizam sua interpretação. Lourena ressalta que o toque especial do produtor trouxe “uma magia” aos arranjos, resultando em faixas aconchegantes: “São canções que abraçam, trazem acalento e causam imersão”, descreve.

Não por acaso, essa suavidade sonora ecoa o momento pessoal de Lourena. “A maternidade me trouxe mais sensibilidade… Algo que eu já tinha, mas agora está mais forte”, afirma. “Me trouxe também uma visão de futuro: o que eu quero passar para as próximas gerações, para a minha família, para a minha filha… Sempre tive essa perspectiva, mas agora é ainda mais forte.”

Lourena posa com o figurino do projeto "Acústico - Estúdio Billboard". Crédito: Divulgação.
Lourena posa com o figurino do projeto “Acústico – Estúdio Billboard”. Crédito: Divulgação.

Equilibrar a gestação com a gravação de um álbum poderia ser desafiador, mas para Lourena foi inspiração em dose dupla. De coração aberto e violão no colo, ela vive a plenitude de gestar dois sonhos ao mesmo tempo e está pronta para compartilhar ambos com o mundo.

Leia o que os convidados disseram: 

Azzy

“Cara, eu e a Lourena tivemos uma paixão à primeira vista. A gente já se conhece há mais de seis, sete anos. Temos uma música com quase 100 milhões de visualizações, além dos projetos do Poesia Acústica. Temos também uma música chamada ‘Outro Dia’, que tivemos a oportunidade de compor juntas, de criar, de trocar versos e trocar energia. Acho que eu e a Lourena sempre tivemos um pensamento muito parecido sobre a luta das mulheres dentro do rap nacional. Às vezes, quando estamos nos mesmos eventos, a gente sempre fala sobre isso: ‘Que legal, né, amiga? Ter mais de uma mulher aqui’. A gente tá aqui, fazendo esse movimento, potencializando a cena com o poder feminino.”

Budah

A gente vai cantar ‘Acabou’, numa versão acústica que nunca tocamos antes. Esse projeto dela tá muito bonito, e tô feliz dessa música ter entrado no setlist, porque é uma canção que fizemos alguns anos atrás e ela ainda é muito viva, ainda tem cara de agora, sabe? Refazer ela de um jeito diferente tá sendo muito especial. Tenho certeza de que o público vai se emocionar, porque é uma música bonita e que representa muitas meninas que escutam a gente. É uma música que fala sobre o final de um relacionamento, sobre como você deve se comportar. A gente dá conselhos pra elas.”

Jean Cabelera 

“Nossa relação começa lá em 2018, bem no início da carreira dela. Gravei o violão de ‘Quando Você Voltar’ a convite do Morcego, que também estava gravando com ela. Aí eu conheci a Lourena e ela foi super amiga de cara. Depois veio o projeto orgânico, teve “Seja Forte”, em que eu toquei guitarra, e depois pintou ‘Novo Ciclo’, que foi uma música super especial na minha carreira. Foi um convite maravilhoso da Lou. É muito bom poder voltar e gravar com uma nova roupagem, com banda, que está absurda.”

Major RD

“É nossa primeira parceria. A gente nunca tinha trabalhado junto dessa forma, só no ‘Poesia Acústica’, em que participamos juntos. Lá já tínhamos casado muito bem na vibe musical, mesmo eu vindo de um estilo de trap mais rasgado. Consegui me adaptar ao estilo da Lourena, e ela me ajudou muito nessa parte, com o refrão, com as ideias. Me deixou super confortável para fazer essa música. E, cara, Lourena é sem palavras… Muito fácil de lidar, pura, simples. Ela me chamou pelo WhatsApp, mandou a música, e eu já fiquei felizaço: ‘Vamos embora, vamos pra cima’. E agora estamos aqui gravando essa parada.”

Sant

“A gente se conheceu trabalhando numa outra ocasião e ficou aquele papo de ‘vamos fazer uma música juntos’. Depois ela me mandou esse som no violão, que virou ‘Dizeres’. A gente se completou na música muito por isso também. Ela trouxe essa onda melódica, que faz muito bem. E eu gosto de escrever, contar histórias. Vim nesse meu estilo rap, e acho que a música se popularizou por esses encontros, mas também pela verdade.”

3030 

“A gente se amarra na Lourena. Já fizemos algumas sessões com ela, estamos sempre criando juntos. A gente tem afinidade musical. Dessas sessões nasceu a música que vamos gravar hoje, ‘Amar de Novo’. Estamos em casa. Quando começamos a fazer nosso som, botamos o violão, misturamos rap com MPB para achar nossa identidade. Acabaram chamando isso de rap acústico, e a gente abraça. É uma satisfação enorme estar com a Lourena, que também é um expoente dessa linhagem. Podem esperar Lourena e 3030: mais uma pedrada.”

Para assistir ao conteúdo, acesse o YouTube da Billboard Brasil 

Lourena é capa digital da Billboard Brasil
Lourena é capa digital da Billboard Brasil

 

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.