Lou Pearlman: Conheça a história do maior golpista do pop
Empresário responsável pelo Backstreet Boys causou prejuízo de US$ 300 milhões
Responsável por um dos maiores esquemas de lavagem de dinheiro na indústria da música, Lou Pearlman é o nome por trás de alguma das principais boybands dos anos 1990, o Backstreet Boys, além do ‘N Sync e outras. Em 2006, o magnata foi acusado por um dos maiores esquemas de lavagem de dinheiro nos Estados Unidos com mais de US$ 300 milhões em dívidas.
Lou Pearlman nasceu e foi criado em Nova York. Tentou carreira na aviação nos anos 1980, mas a fama e dinheiro de seu primo Art Garfunkel despertou seu interesse na indústria da música. Fundou a Trans Continental Records e decidiu investir no modelo de negócios das boybands, inspirado pelo grupo New Kids on the Block.
O empresário selecionou os cinco talentos para a formação do Backstreet Boys. A banda se tornou a mais vendida de todos os tempos, com vendas recordes de 130 milhões de discos alcançando ouro, platina e diamante em 45 países. Posteriormente fez o mesmo com o N Sync, que vendeu mais de 70 milhões de discos em todo o mundo.
Fim do império
Apesar do sucesso, uma série de denúncias de integrantes de seus agenciados foram levadas a mídia em 2006. Pearlman contava a mesma história para seus agenciados. Dizia que ainda estava recuperando o investimento nas bandas enquanto os integrantes não recebiam nada pelo trabalho.
O empresário foi processado em âmbito federal por fraude e deturpação, segundo as denúncias, o magnata embolsou a maior parte do dinheiro das boybands. Pearlman criava campanhas fictícias em nome de suas empresas Trans Continental Airlines Travel Services Inc. e Trans Continental Airlines Inc.
Em 2007, ainda foi acusado de abuso infantil por alguns de seus agenciados, caso revelado pela revista Vanity Fair. No mesmo ano, Pearlman fugiu para Bali mas foi capturado, acusado de conspiração, lavagem de dinheiro e sentenciado a 25 anos de cadeia.
Pearlman morreu em agosto de 2016 enquanto cobria sua pena na cadeia. Ele tinha 62 anos e a causa da morte não foi revelada.
“Bastidores do Pop: O Esquema das Boy Bands”
A Netflix lançou nesta segunda-feira, 24 o documentário “Bastidores do Pop: O Esquema das Boy Bands”. Com relatos de integrantes das boybands e funcionários, a série detalha a ascenção e queda do empresário.
Dirty Pop: The Boy Band Scam is coming to Netflix July 24.
The docuseries tracks the rise and fall of Lou Pearlman, the music mogul who created and exploited some of the biggest boy bands of the ’90s including Backstreet Boys, *NSYNC, and O-Town. pic.twitter.com/R3UNJ8FgXP
— Netflix (@netflix) June 19, 2024