Você está lendo
Inspirado no Manchester City, Oasis leva cultura de arquibancada a shows

Inspirado no Manchester City, Oasis leva cultura de arquibancada a shows

Gesto polonês, o Poznam virou parte dos shows dos irmãos Gallagher

Oasis (Kevin Cummins)

Que os irmãos Gallagher são vidrados por futebol é notícia velha. Torcedores fanáticos do Manchester City, Noel e Liam sempre ressaltaram a importância do esporte bretão em suas vidas. No show do Oasis em Buenos Aires, eles fizeram uma homenagem a Maradona e novamente demonstraram essa conexão. O que pouca gente sabe é que eles também levam um pouquinho da cultura de arquibancada para seus shows: a coreografia Poznam.

VEJA TAMBÉM
Oasis em Wembley, julho de 2025. (Cortesia da Big Brother Recordings)

Gesto vindo das arquibancadas polonesas (veja vídeo ao fim da reportagem), o Poznam virou parte da experiência ao vivo dos shows do Oasis. O movimento tem tomado conta das plateias desde o início da turnê de reunião da banda britânica. A cena se repete: ao som de “Cigarettes & Alcohol”, milhares de fãs se viram de costas para o palco, entrelaçam os braços e pulam juntos. O responsável por popularizar o ritual é Liam Gallagher. Em uma das primeiras apresentações da turnê, em Cardiff, o vocalista pediu ao público que fizesse o Poznan e foi prontamente atendido. 

+Leia mais: Oasis em SP: por que ‘Live Forever’ é o hit mais emocionante do show?

Oasis faz conexão Polônia-Manchester

O Poznan surgiu nas arquibancadas da Polônia, em um protesto silencioso da torcida do Lech Poznan contra a diretoria do clube. Durante uma partida contra o Manchester City em 2010, cerca de seis mil torcedores poloneses se viraram de costas para o campo e começaram a pular de braços dados. O efeito visual foi tão marcante que a torcida inglesa adotou a prática. Entre os torcedores do City, o gesto passou a simbolizar o oposto: a euforia por uma vitória certa.

Em diversos shows, Liam incentiva o público a repetir o gesto. Em Toronto, chegou a brincar que os fãs estavam “chapados demais” para acompanhar o passo a passo. “Virem de costas, abracem quem estiver ao lado e pulem. É só isso”, resumiu.

A coreografia virou ponto alto da noite. Em Wembley, a imagem de milhares de pessoas pulando de costas ao som do Oasis impressionou até Dua Lipa e Jarvis Cocker, que estavam na plateia. Com os shows da turnê marcados para o Allianz Parque neste fim de semana, a expectativa é que o Poznan se repita nas arquibancadas do estádio palmeirense. Os fãs já conhecem o script e estão prontos para vibrar.

+Leia mais: veja guia dos momentos importantes do show do Oasis

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.