Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Kevin Parker, do Tame Impala, lança o Orchid, uma ‘máquina de ideias’ musical

O produto foi lançado em parceria com a Telepathic Instruments

Kevin Parker, o vocalista do Tame Impala

Kevin Parker, o vocalista do Tame Impala (Mairo Cinquetti / SOPA Images/Si via Reuters Connect)

Olhando para o seu lado empreendedor, Kevin Parker, do Tame Impala, lançou uma ferramenta para ajudar a vida dos músicos. Segundo ele, seu empreendimento é uma “máquina de ideias” musicais.

Batizado Orchid, o dispositivo é um polissintetizador digital projetado para compositores e produtores explorarem novas ideias.

De acordo com um comunicado à imprensa, a ferramenta funciona  “empregando um sistema lógico de acordes exclusivo, combinado com uma infinidade de maneiras de moldar e alterar os acordes para maximizar a expressão musical criativa.”

“Tudo isso é trazido à existência sonora por um exuberante e poderoso mecanismo de sintetizador polifônico de 16 vozes com efeitos de modulação e ambiente integrados, além de um mecanismo de sintetizador de baixo separado exclusivamente para graves”, continua.

Projetado pelo cofundador da Telepathic Instruments , Ignacio Germade, o Orchid opera amplamente como um sistema de geração de acordes. Um vídeo de produto no estilo dos anos 70 mostra o Orchid em ação e ilustra como um operador pode escolher uma nota raiz de seu teclado de oitava única e utilizar suas oito “teclas de seleção e modificação de acordes do tipo acorde”.

Exemplificando, pressionar a tecla “E” no teclado e a tecla modificadora do acorde “Menor” produzirá um acorde de Mi menor, com a possibilidade de modificá-lo ainda mais.

O Orchird também utiliza um sistema de sonorização com patente pendente que usa um codificador rotativo para “re-pitch e reposicionar acordes”, ampliando o potencial dos acordes para fora das 12 teclas encontradas na unidade. Os modos de performance Strum, Slop, Arpeggiator, Pattern e Harp também adicionam versatilidade à maneira como os acordes mencionados são “tocados” pelo usuário.

“Enquanto outros geradores de acordes oferecem uma plataforma de saída estática e rígida, o Orchid pinta um novo cenário.”

O Orchid está previsto para ser lançado em dezembro, com mil unidades disponibilizadas para compradores dos Estados Unidos a um custo de US$ 549. Um lançamento maior acontecerá em 2025.