Entre hits virais e polêmicas, KATSEYE chega ao Grammy em alta
Grupo pop é dono dos sucessos 'Gnarly', 'Gabriela' e 'Touch'

KATSEYE (HYBE/Divulgação)
Prestes a vir ao Brasil pela primeira vez, o KATSEYE pode ter uma conquista histórica neste domingo (1). O grupo feminino foi indicado ao Grammy na categoria de Artista Revelação com menos de dois anos de trajetória.
O sexteto – formado por Sophia, Manon, Daniela, Lara, Megan e Yoonchae – estreou oficialmente na música em 28 de junho de 2024 com o single “Debut”. Antes disso, as integrantes participaram do reality “Dream Academy”, enfrentando uma série de avaliações, desafios e dinâmicas ao lado de dezenas de competidoras.
A formação final do KATSEYE, projeto idealizado pela HYBE em parceria com a Geffen Records, foi definida pela combinação entre a avaliação dos jurados e a votação do público. Mesmo antes da estreia oficial, o grupo já chamava atenção pelas personalidades marcantes de suas integrantes – Megan, por exemplo, rapidamente se destacou como a veia cômica do sexteto.
O primeiro EP, “SIS (Soft Is Strong)”, foi lançado em agosto de 2024, poucas semanas após a estreia do grupo nos palcos da KCON LA 2024. A faixa principal, “Touch”, rapidamente tomou conta das redes sociais e impulsionou a popularidade do KATSEYE, especialmente entre fãs de K-pop. A coreografia viralizou no TikTok e ajudou a levar o grupo para o cenário pop global.

Como apoio à estreia do projeto, a HYBE e a Geffen lançaram o documentário sobre o “Dream Academy”, proporcionando uma visão mais intimista da vida de cada uma das integrantes.
Com o lançamento do EP, o KATSEYE entrou pela primeira vez nos charts da Billboard: “SIS (Soft Is Strong)” alcançou a 98ª posição na Billboard 200, ranking dos álbuns mais populares dos Estados Unidos.
O sucesso ‘Gnarly’
Com forte presença nas redes sociais – incluindo contas pessoais no TikTok –, as integrantes ficaram ainda mais conectadas com o público, construindo uma relação próxima e engajada com os fãs.
Em abril 2025, o grupo voltou a dominar as paradas e os assuntos na internet com o single “Gnarly”. A música chamou atenção pela letra inusitada, que passeia por referências que vão de frango frito a Tesla, repetindo a expressão “gnarly” como forma de descrever algo que pode ser incrível ou repulsivo, dependendo do contexto.
“Gnarly pode ser algo bom ou ruim, dependendo da nossa interpretação. É algo subjetivo”, disse Manon para a revisa “The Fader” na época.

Assim como “Touch”, a coreografia marcante de “Gnarly” impulsionou ainda mais a presença do KATSEYE no TikTok. A faixa estreou no Hot 100 na 82ª posição e permaneceu por 13 semanas no chart, elevando as expectativas para o próximo lançamento do grupo.
Antes da chegada do EP “BEAUTIFUL CHAOS”, em junho do ano passado, os fãs tiveram mais uma amostra da versatilidade do sexteto. O single “Gabriela”, com forte influência latina e um contraste sonoro evidente em relação a “Gnarly”, rapidamente se tornou um favorito do público.
A faixa, composta por Charli XCX e inicialmente descartada por Anitta, levou o KATSEYE novamente aos charts da Billboard, alcançando a melhor posição do grupo no Hot 100 até agora: o 21º lugar.
A coreografia seguiu o mesmo caminho dos hits anteriores e viralizou no TikTok, especialmente no refrão, fazendo fãs de Anitta lamentarem o fato de a música não ter sido lançada pela cantora brasileira.
Veja o clipe de ‘Gabriela’, do KATSEYE
Lançado em junho, o EP “BEAUTIFUL CHAOS” estreou como o quarto álbum mais vendido nos Estados Unidos na semana de 12 de julho de 2025. Faixas como “Gameboy” e “M.I.A” evidenciaram a versatilidade das integrantes ao explorar diferentes gêneros musicais, consolidando o KATSEYE como um dos grupos femininos mais promissores da nova geração.
Logo no início de 2026, o sexteto lançou “Internet Girl”. Dividindo opiniões entre críticas à letra considerada superficial e elogios à estética assumidamente Gen Z, a faixa estreou na 29ª posição do Hot 100.
Apesar da popularidade e do reconhecimento do talento das integrantes, a indicação do KATSEYE ao Grammy na categoria Artista Revelação não passou sem controvérsias. Nas redes sociais, internautas questionaram a escolha, citando tanto a forte influência da HYBE no mercado norte-americano quanto a curta trajetória do grupo.
Outro argumento dos críticos é de que outros artistas do pop e do K-pop apresentavam um histórico mais sólido para concorrer ao Grammy.
Entre elogios e críticas, o KATSEYE chega a esse momento marcante da carreira com a premiação deste domingo (1) com olhares atentos da indústria e do público. Vencendo ou não, elas têm outro motivo para comemorar: a primeira vinda ao Brasil, marcada para março no Lollapalooza em São Paulo.
Ouça as músicas do KATSEYE
TRENDING
- Stray Kids faz história como 1º grupo de K-pop headliner no Governors Ball e RiR 30/01/2026
- Rosé, do BLACKPINK, fala pela 1ª vez sobre namoros e lamenta pressão no K-pop 30/01/2026
- Justin Bieber se apresenta no Grammy 2026, mas e Copacabana? Entenda 30/01/2026
- Veja a agenda de shows de Ana Castela 26/01/2026
- Seungmin, do Stray Kids, lança música solo escrita por Changbin 29/01/2026