Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Kanye West vai à justiça contra gerente por venda de casa em Malibu

Rapper alega que campanha de publicidade negativa desvalorizou mansão

Kanye west brasil sp kayblack

Ye, o rapper anteriormente conhecido como Kanye West, está processando um gerente de construção por supostamente interferir na venda de sua casa em Malibu, avaliada em US$ 57 milhões de dólares.

Ye apresentou queixas de calúnia e quebra de contrato na quinta-feira (8) contra Tony Saxon, que gerenciou os trabalhos de construção na mansão à beira-mar do rapper em 2021. Notavelmente, Saxon tem movido seu próprio processo contra Ye desde 2023 por supostos salários não pagos e condições de trabalho inseguras na obra.

Para compensar esses supostos salários atrasados, Saxon registrou um gravame (direito de retenção) de 1,8 milhão de dólares sobre a casa depois que Ye a colocou à venda, por meio do qual Saxon alegou que teria direito a uma parte dos lucros de qualquer transação. O advogado de Saxon, Ronald Zambrano, disse a veículos de imprensa na época: “Se alguém quiser comprar a casa de Kanye em Malibu, terá que lidar conosco primeiro”.

“Ye é um dos artistas e empreendedores mais reconhecíveis do mundo e raramente inicia litígios”, escreveram os advogados de Ye na queixa de quinta-feira.

“Os autores propõem esta ação porque os réus registraram e mantiveram indevidamente um gravame mecânico de US$ 1.819.986,00 contra a propriedade — apesar de saberem ou terem motivos para saber que o gravame era inválido — enquanto lançavam simultaneamente uma agressiva campanha publicitária projetada para pressionar Ye, desestimular transações prospectivas e extrair pagamentos de reivindicações contestadas que já estão sendo litigadas na justiça.”

Um juiz acabou por descartar o gravame de Saxon no ano passado, após determinar que ele não o executou. Mas Ye alega que o gravame, e o turbilhão de publicidade iniciado pela equipe de Saxon, causaram danos aos seus negócios imobiliários enquanto estiveram em vigor.

De acordo com Ye, o gravame exigiu que ele comprasse um seguro-garantia (fiança) e teve o efeito de “desestimular compradores, profissionais de títulos e custódia, credores e o público”. Ye acabou vendendo a casa por 21 milhões de dólares, significativamente abaixo do preço de compra de 57 milhões de dólares em 2021, de acordo com um relatório da MLS.

Ye busca agora indenizações financeiras não especificadas de Saxon, Zambrano e da firma do advogado. Zambrano não fez comentários imediatos sobre as alegações ao ser contatado na sexta-feira (9).

Zambrano está por trás de uma série de processos trabalhistas movidos contra Ye nos últimos anos. Além de Saxon, seus clientes incluíram professores que alegam que o polêmico rapper os demitiu por reclamarem de condições bizarras em sua agora fechada escola, a Donda Academy.

O processo de Saxon contra Ye continua pendente, com o julgamento agendado para começar em março. Ye sustenta que não deve nada, argumentando em documentos judiciais que já efetuou “pagamentos substanciais” e que Saxon não tem direito a mais valores porque não possui uma licença de empreiteiro válida.

Este é um conteúdo traduzido/adaptado da Billboard. Leia o texto original aqui.