K-pop une fãs leais e cresce indústria musical, diz relatório Billboard
Novo relatório da Billboard detalha hábitos dos fãs americanos
O relatório “K-Pop Fandom in the U.S.” investiga a demografia dos fãs de K-pop nos Estados Unidos, revelando como eles ouvem música, quais produtos compram e as atividades (shows, eventos presenciais, fã-clubes, etc.) que revelam a profundidade de seu afeto pela música, pelos artistas e pela comunidade.
“Este é o momento certo para aprender mais sobre os fãs de K-pop dos EUA”, disse Glenn Peoples, da Billboard, autor do relatório.
“O K-pop não só continua a fazer sucesso globalmente, como os EUA também se tornaram uma importante base para empresas sul-coreanas que levam sua abordagem distinta de desenvolvimento artístico para os países ocidentais. A pesquisa com leitores ajuda a lançar luz sobre os fãs de K-pop no maior mercado musical do mundo.”
K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!
Entre as descobertas da pesquisa estão:
- 82% dos entrevistados ouvem K-pop sete dias por semana;
- 36% dos entrevistados são fãs de K-pop há cinco anos ou mais;
- 47% dos entrevistados disseram não ter ido a um show de K-pop no ano anterior;
- 80% dos fãs são mulheres;
- 68% dos entrevistados compraram produtos oficiais no último ano;
- 48% dos fãs são de idades entre 13 e 24 anos;
- 87% dos fãs ouvem músicas no YouTube.
O relatório de K-pop da Billboard chega no momento em que o gênero está renascendo. Leia o estudo completo aqui.
A música do filme de animação “Guerreiras do K-pop“, da Netflix, domina as paradas da Billboard.
“Golden”, do HUNTR/X, lidera as duas principais paradas internacionais. A trilha sonora do filme ocupa a terceira posição na parada de álbuns da Billboard 200, com foco nos EUA, e a faixa “Golden” ocupa a segunda posição na Hot 100.
Novatos como HUNTR/X trilham um caminho pavimentado por estrelas globais como BTS e BLACKPINK. Futuros líderes das paradas se beneficiarão dos esforços das empresas para se estabelecerem nos EUA.
A HYBE, por exemplo, produziu o grupo feminino KATSEYE por meio de uma parceria com a Geffen Records, do Universal Music Group. Além disso, a SM Entertainment e a Kakao Entertainment formaram uma joint venture norte-americana e firmaram parceria com a gravadora americana Gamma para lançar a boy band DearALICE.
“Com o crescente interesse dos americanos pelo K-pop e por grupos nascidos dos métodos de desenvolvimento artístico do K-pop“, disse Peoples, “espere mais esforços da indústria em solo americano.”








