Jimmy Page chega a acordo com compositor de ‘Dazed and Confused’
Canção foi retratada em documentário como se fosse do guitarrista do Led
Jimmy Page, lendário guitarrista do Led Zeppelin, firmou um acordo para encerrar um processo judicial movido pelo compositor Jake Holmes em maio de 2025. A ação acusava Page e a Sony Pictures de violação de direitos autorais e quebra de contrato.
Segundo Holmes, o documentário “Becoming Led Zeppelin“, lançado em 2025, utilizou duas versões ao vivo antigas da canção “Dazed and Confused” sem oferecer o devido crédito ou compensação financeira. A música, originalmente composta por Holmes, teria sido apresentada no filme como criação exclusiva de Page.
Além disso, o processo também cita o lançamento de diversas gravações ao vivo da música —registradas na época em que Page integrava os Yardbirds — com créditos atribuídos apenas a ele. Entre os álbuns mencionados estão “Yardbirds ’68”, “Live at the BBC Revisited” e “The Yardbirds: The Ultimate Live at the BBC”.
De acordo com a acusação, Page e a Sony “violaram deliberadamente os direitos autorais de Holmes ao licenciar o uso da música como se fosse de autoria exclusiva de Page, recebendo valores por esses direitos indevidamente”.
Embora os termos financeiros do acordo não tenham sido divulgados, uma reportagem da Reuters confirmou que as partes informaram à Justiça da Califórnia que chegaram a um consenso, e um documento final está em fase de elaboração.
Nem a Warner Music, nem o advogado de Holmes, Daniel Johnson, quiseram comentar sobre o desfecho do caso.
Histórico do conflito por “Dazed and Confused”
A canção foi originalmente gravada no álbum “The Above Ground Sound”, de 1967, de Jake Holmes. Embora Holmes não tenha tomado nenhuma atitude na época, ele contatou Jimmy Page posteriormente em relação ao assunto, mas não recebeu resposta.
Em junho de 2010, Holmes entrou com uma ação judicial contra o guitarrista por violação de direitos autorais em um Tribunal Distrital dos Estados Unidos , alegando que Page copiou conscientemente seu trabalho. A ação judicial foi resolvida fora do tribunal, com lançamentos futuros do Led Zeppelin creditando “Dazed and Confused” como de Page, mas “inspirado por Jake Holmes.”








