Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Jake, do ENHYPEN, desabafa sobre pressão em se manter no topo no K-pop

Cantor debutou junto com o grupo, em 2020

Jake, do ENHYPEN

Jake, do ENHYPEN, em publicação feita nas redes sociais (Reprodução/Instagram)

O ENHYPEN debutou em novembro de 2020, com Jake fazendo parte do grupo desde aquele início. Na época, ele tinha 18 anos, e já tinha enfrentado toda a pressão que são os treinamentos para se tornar um idol no gênero. Foram nove meses dentro da BigHit, se preparando para estrear nos palcos e depois mais um tempo se dedicando no programa de competição “I-Land”, onde ele e outros meninos competiram entre si por uma vaga no que se tornaria o grupo de K-pop.

Em uma entrevista recente ao “The Hollywood Reporter”, o cantor, que hoje tem 23 anos, desabafou sobre a pressão dentro do gênero, e que não tem como esperar ter uma “vida normal” sendo um idol com uma carreira global.

Jake ainda defende que isso não é um sentimento exclusivo seu, mas comum entre outros artistas, especialmente os veteranos, em relação a rotina exaustiva de ensaios e gravações para se manter ativo dentro do K-pop.

“Outros artistas de K-pop ou outros veteranos do K-pop que fazem isso há mais tempo do que eu, eles sabem pelo que eu passei. Todos eles passaram pela mesma coisa. Acho que é importante compartilhar o que você está sentindo porque, se você quer pedir conselho sobre qualquer coisa relacionada à sua vida ou à minha vida como artista de K-pop, não existe ninguém que consiga se identificar com isso além das mesmas pessoas que vivem isso. Pra ser sincero, eu não conheço muita gente.”

📲 K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

O outro lado de Jake

O cantor, que nasceu na Coreia do Sul mas viveu parte da infância na Austrália, resolveu assumir um papel diferente no álbum mais recente do ENHYPEN, “The Sin: Vanish”. Ele trabalhou como produtor no disco e isso foi como uma luz nova em sua carreira.

Jake contou que ele nem imaginava que tinha esse desejo dentro de si, o que foi um alívio diante da rotina “repetitiva” que ser um idol lhe proporciona. “A gente acorda e tem uma agenda muito apertada e definida, minuto a minuto. Temos que acordar nessa hora, neste minuto. Terminamos nossa agenda nesse [horário]. Eu costumava gostar disso”. Apesar disso tudo, o cantor confessa que gosta desse dia-a-dia, por mais cansativo que seja.

+Leia mais: Com novo álbum, ENHYPEN se mostra cada vez mais global

No novo projeto do ENHYPEN, Jake assumiu a liderança nas faixas “The Beginning” e “Sleep Tight”. “Foi a primeira vez que eu realmente trabalhei em uma faixa. Eu normalmente só trabalhava nas melodias ou na topline de uma música, mas essa foi a primeira vez que eu realmente comecei a trabalhar do zero”, celebrou o cantor.

“Foi uma experiência muito nova. Descobri que talvez eu seja melhor na produção da faixa. Um produtor muito próximo com quem eu sempre trabalhei me disse que talvez eu seja melhor fazendo a faixa em si do que apenas a melodia principal. Tudo foi se encaixando de forma muito suave, o que é meio surpreendente, porque foi a primeira vez que eu realmente trabalhei em uma música de um álbum. Eu tive muita sorte e fiquei muito surpreso.”

Relação com os fãs

Para ele, além de ser uma forma de trazer uma mudança de ares para a sua carreira, aprender novas coisas também é uma maneira de continuar relevante dentro do universo do K-pop, descrito por Jake como “muito competitivo”. Com o projeto mais recente, “The Sin: Vanish”, o ENHYPEN conquistou o segundo lugar no Billboard 200.

“Você tem que estar por dentro de tudo. Estaríamos mentindo se disséssemos que não sentimos nenhuma pressão. Temos muita confiança na nossa capacidade de sempre lançar algo diferente ou um conceito diferente. Acho que somos confiantes nesse sentido… Todos tentamos ser os primeiros a fazer algo e os primeiros a fazer algo diferente, e eu acho que definitivamente fizemos isso com este álbum.”

Todas essas dificuldades, no entanto, ficam menores quando Jake está frente a frente com os fãs. Ele diz que ama ter a carreira que tem, e não mudaria sua vida por nada. O gás que lhe motiva, inclusive, é o público que acompanha o ENHYPEN fielmente.

“Nós gostamos de nos apresentar na frente dos nossos fãs, e acho que é isso que nos motiva nos momentos difíceis, que são antes do comeback, antes de lançar um álbum, aqueles meses ou meio ano em que temos que trabalhar em videoclipes, gravações, na produção do álbum… essa é a parte difícil. Só de pensar em lançar esse álbum e cantar essas músicas na frente dos nossos fãs é o que nos ajuda a passar por esses meses.”