HYBE x Ador: entenda a briga entre as empresas de kpop do BTS e NewJeans
Conflitos entre executivos está dando o que falar na indústria sul-coreana
A indústria do kpop está agitada com disputa entre a HYBE, a maior agência do gênero, responsável pelo BTS, e a gravadora subsidiária Ador, que administra o grupo feminino NewJeans.
O conflito começou quando o presidente da HYBE, Bang Si-hyuk, pediu o início do processo de demissão contra o CEO da Ador, Min Hee-jin, acusando-a de tentar tomar o controle total da empresa –a HYBE detém 80% da companhia.
Um documento, elaborado pelo executivo “A” (supostamente um assistente próximo de Min Hee-jin), em 23 de setembro, descreve termos para “alterações contratuais” e planos para “atrair investidores externos”.
Outro documento, de 29 de setembro, inclui declarações sobre “escapar [da HYBE]” e garantir que “ninguém possa nos tocar”.
A HYBE vê os documentos como prova de que a executiva estava pressionando pela venda da participação da HYBE na Ador para obter o controle ou para adquirir o NewJeans e formar uma empresa separada.
Em resposta, Min Hee-jin negou veementemente essas acusações e respondeu acusando a HYBE de copiar o conceito do NewJeans.
Troca de acusações
Em 22 de abril, ela afirmou que a recente estreia do grupo feminino ILLIT por outra subsidiária da HYBE, a Belift Lab, plagiou o conceito do NewJeans, aumentando ainda mais o conflito.
A HYBE vê o argumento como uma tentativa de fazer com que a empresa termine o contrato com a Ador. A companhia do BTS planeja fazer uma auditoria para esclarecer as acusações.
Subsidiárias
A atual discórdia entre a HYBE e a Ador remonta às transformações estratégicas dentro da HYBE, originalmente conhecida como Big Hit Entertainment.
Fundada em 2005, a HYBE alcançou destaque global após o sucesso do BTS. Antecipando o alistamento militar dos membros do septeto e visando diversificar as receitas, a empresa expandiu.
Atualmente, a HYBE administra a Belift Lab, em colaboração com CJ ENM, e é dona da Source Music e da Pledis, entre outros.
O crescimento levou a empresa, que mudou de nome, a introduzir um sistema de multimarcas –que impulsionou a empresa a ultrapassar R$ 10 bilhões em receitas em 2023.
Quem é Min Hee-jin?
Ela é uma ex-executiva da SM Entertainment. Min Hee-jin foi recrutada pela HYBE em 2019, quando a empresa estava finalizando a compra da Source Music.
Após a estreia do NewJeans, vários grupos lançaram músicas e adotaram conceitos que lembram as canções do quinteto, com uma pitada da estética pop do final dos anos 1990 ao início dos anos 2000.
Analistas financeiros preveem que o valor corporativo da Ador poderá chegar a R$ 10 trilhões.
Como fica o NewJeans?
A HYBE convocou uma reunião de acionistas para exigir a renúncia da CEO da Ador. Se o grupo recusar a convocação, a companhia pode entrar com uma ação judicial.
Apesar do conflito interno, a empresa está determinada a avançar com o NewJeans. A HYBE garantiu às partes interessadas que o retorno do grupo no próximo mês continuará conforme planejado.
A disputa dentro da HYBE levou a uma rápida diminuição no valor das ações, com aproximadamente 850 bilhões de won perdidos em apenas dois dias.