Hermeto Pascoal morre aos 89 anos
Notícia foi confirmada nas redes sociais do artista
O músico Hermeto Pascoal morreu neste sábado (13), aos 89 anos. A notícia foi confirmada nas redes sociais do artista.,
“Com serenidade e amor, comunicamos que Hermeto Pascoal fez sua passagem para o plano espiritual, cercado pela família e por companheiros de música”, diz o comunicado.
Em uma recente entrevista para a Billboard Brasil, sobre seu trabalho mais recente, “Pra Você, Ilza”, ele compartilhou seus pensamentos sobre a morte e lembranças de Ilza —sua esposa, com quem viveu por cerca de 50 anos e teve seis filhos.
“Nossa. Eu não sinto meu corpo, não. Meu corpo é um carro que Deus me deu de presente para eu viver na terra. Carro grande, sensacional. Mas as pessoas se admiram que eu, na minha idade, tenha uma disposição assim. Mas eu não me preocupo com ele, não. Ele vai de onde veio. E a nossa alma flutua por aí, universos, outras coisas e até por essa palavra que eu acho muito bonita: galáxias”.
Nas redes sociais, a família e equipe de Hermeto pediu respeito e privacidade neste momento, sem dar detalhes sobre a causa da morte do artista. “Informações sobre despedidas públicas serão divulgadas em breve nos canais oficiais”.
Quem foi Hermeto Pascoal
Nascido em junho de 1936, em um povoado chamado Olho D’água, no município de Lagoa Grande, na região de Arapiraca, ele se tornou um dos grandes multi-instrumentais e compositores brasileiros.
Hermeto começou sua trajetória artística aos 14 anos, com uma inclinação ao jazz desde aquela época. Em seu trabalho, também incorporava outros ritmos, como frevo, samba e forró. Para o próprio, que era conhecido também como ‘O Bruxo’, ele fazia “música universal”.
A morte de Hermeto foi confirmada durante o The Town 2025, mesmo festival em que ele se apresentou em 2023. Naquele ano, se apresentou debaixo de chuva, acompanhado de sua banda: André Marques (piano), Fábio Pascoal (percussão), Ajurinã Zwarg (bateria), Itiberê Zwarg (baixo e tuba) e Jota P. (saxofones e flautas).








