Hacker que roubou milhões de Jung Kook, do BTS, é preso na Tailândia
Suspeito é acusado de roubar ações de conta do cantor sul-coreano
Um cidadão chinês acusado de hackear e roubar US$ 28 milhões das contas financeiras de personalidades sul-coreanas, – incluindo Jung Kook, membro do BTS – foi preso na Tailândia e extraditado para a Coreia do Sul.
De acordo com o Ministério da Justiça, o suspeito, identificado apenas como “A”, de 34 anos, foi extraditado de Bangkok para o Aeroporto Internacional de Incheon às 5h05 desta sexta-feira (22).
As autoridades disseram que ele organizou uma rede internacional de hackers que se infiltrou em vários sites, incluindo grandes operadoras de telecomunicações, entre agosto de 2023 e janeiro de 2024.
O grupo coletou ilegalmente informações pessoais, as usando para abrir contas de celular com identidades roubadas e transferiu fundos de contas financeiras e de criptomoedas.
Entre as vítimas estavam presidentes de empresas, CEOs de empresas de capital de risco e celebridades de alto perfil. Jung Kook foi um dos alvos.
+ Leia também: ‘BTS Movie Weeks’ exibirá filmes de shows do grupo em 4K
Logo após seu alistamento militar em janeiro do ano passado, hackers roubaram mais de 33 mil ações da HYBE, avaliadas em cerca de aproximadamente US$ 6,2 milhões, da conta do cantor.
A conta de Jung Kook foi congelada e a equipe jurídica dele entrou com um processo para as ações serem devolvidas.
Investigadores da Polícia Metropolitana de Seul, em colaboração com a Interpol, rastrearam os movimentos de A e descobriram em abril que ele havia entrado na Tailândia.
As autoridades sul-coreanas então solicitaram sua prisão provisória para extradição. A polícia de Seul planeja interrogar o suspeito, analisar os materiais apreendidos e solicitar um mandado de prisão formal.
Um funcionário do Ministério da Justiça afirmou que o governo continuará a perseguir e punir rigorosamente organizações estrangeiras de hackers, phishing de voz e fraudes on-line até o fim.
K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!