Guitarra roubada dos Rolling Stones nos anos 1970 reaparece em museu
Instrumento pertencia ao ex-guitarrista Mick Taylor
Uma guitarra Les Paul roubada dos Rolling Stones na década de 1970 foi encontrada em um acervo recentemente doado ao Museu Metropolitano de Arte de Nova York, nos Estados Unidos.
A Gibson Les Paul Standard, modelo sunburst, de 1959, que pertencia ao ex-guitarrista Mick Taylor na época do roubo, foi encontrada no acervo de 500 guitarras recentemente adquirido pelo museu.
O instrumento foi roubado durante as sessões de gravação do álbum “Exile On Main St.”, de 1972, na mansão Villa Nellcôte, na Riviera Francesa.
O roubo teria sido realizado por traficantes locais, a quem Keith Richards devia dinheiro. Nove guitarras foram roubadas, além do baixo de Bill Wyman e do saxofone de Bobby Keys.
Taylor comprou a guitarra de Richards em 1967. Ela foi tocada por Taylor no infame show da banda no Altamont Free Concert em 1969 e por Richards durante sua apresentação no “The Ed Sullivan Show” em 1964.
Jimmy Page e Eric Clapton também estão entre aqueles que a pegaram emprestada e tocaram no passado.
Representando o museu, Marlies Damming confirmou ao site Page Six que a Les Paul de 1959 está entre a coleção de instrumentos obtida pelo acervo, com o padrão “flamejante” do corpo da guitarra deixando claro que é ela.
“Existem inúmeras fotos de Mick Taylor tocando esta Les Paul, já que era sua guitarra principal até desaparecer. O interessante sobre essas Les Pauls vintage é que elas são famosas por sua chama, que é única, como uma impressão digital.”
Outra fonte não identificada disse ao veículo: “Taylor diz que nunca recebeu indenização pelo roubo e está perplexo sobre como sua propriedade foi parar no acervo do Met.”
O museu anunciou pela primeira vez uma “doação histórica de mais de 500 das melhores guitarras da era de ouro da fabricação de guitarras americanas” em maio, e chegou a fazer referência à guitarra de Taylor na época, observando que a coleção incluía uma “guitarra Les Paul sunburst de 1959 usada por Keith Richards durante a primeira aparição dos Rolling Stones no ‘The Ed Sullivan Show’ em 1964”.
O empresário Dirk Ziff doou a coleção de guitarras, com instrumentos pertencentes a nomes como Roy Rogers e Mississippi John Hurt.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por The Metropolitan Museum of Art (@metmuseum)