Você está lendo
Como ‘Guerreiras do K-pop’ produz sucessos no Top 10 depois de 2 meses?

Como ‘Guerreiras do K-pop’ produz sucessos no Top 10 depois de 2 meses?

Equipe da Billboard analisa sucesso de animação da Netflix

'Guerreiras do K-pop'

Mais uma semana, mais uma rodada de novas conquistas para “Guerreiras do K-pop” e sua trilha sonora. Esta semana, “How It’s Done” – interpretada no filme pelas super-heroínas do grupo feminino fictício HUNTR/X – chega ao top 10 da Billboard Hot 100 pela primeira vez, subindo de 14 para 10 posições na parada.

VEJA TAMBÉM
BABYMONSTER

Ela se junta a “Soda Pop” (10 para 5 posições) e “Your Idol” (estática na quarta posição), ambas dos antagonistas Saja Boys, bem como “Golden” de HUNTR/X (que retorna de 2 para 1 posição) como o quarto hit simultâneo no top 10 de “Guerreiras do K-pop”, um recorde de hits simultâneos no top 10 entre trilhas sonoras de filmes.

Qual a importância deste último marco nas paradas? E a popularidade da trilha sonora durará o resto do ano neste momento? A equipe da Billboard discute essas questões e muito mais abaixo.

A trilha sonora de “Guerreiras do K-pop” chega ao seu quarto hit no top 10 esta semana — com “How It’s Done” encontrando “Soda Pop”, “Your Idol” e “Golden” no topo da parada — tornando-se a primeira trilha sonora a alcançar quatro hits simultâneos no top 10, e uma de apenas cinco a ter quatro no total. Em uma escala de 1 a 10, quão grande você acha que isso representa para o filme e sua trilha sonora?

Stephen Daw: Quer dizer, se isso não é um 10, eu não sei o que é. Posso praticamente garantir que ninguém envolvido na criação ou promoção deste filme imaginou que “Guerreiras do K-pop” não só alcançaria o primeiro lugar na Hot 100, mas também quebraria recordes de maior número de músicas de trilha sonora no top 10 da parada. Há muitas trilhas sonoras icônicas de filmes que não alcançaram esse nível de apelo e sucesso imediatos, o que só demonstra o quão bem elaborada essa trilha sonora é.

Kyle Denis: 10. Quer dizer, é mais do que massivo, certo? “Guerreiras do K-pop” está realizando coisas — embora em uma era de consumo diferente — que trilhas sonoras clássicas como “Os Embalos de Sábado à Noite” não conseguiram. A trilha sonora que está apresentando um desempenho tão impressionante é representativa do zeitgeist cultural atual, tanto em relação ao streaming (de filmes e música) quanto ao pop global em línguas que não o inglês.

K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

'Guerreiras do K-pop' (Divulgação_Netflix)
‘Guerreiras do K-pop’ (Divulgação/Netflix)

Jason Lipshutz: Um 10. “Guerreiras do K-pop” não só se tornou um fenômeno musical do nada, como sua magnitude agora se tornou histórica: é a primeira trilha sonora com quatro sucessos simultâneos no Top 10 na história da Hot 100. Pense em todas as trilhas sonoras de filmes culturalmente dominantes na era da música moderna — nenhuma delas produziu tantos sucessos enormes ao mesmo tempo. Mesmo as maiores expectativas para o “Guerreiras do K-pop” não poderiam ter incluído um single em primeiro lugar, uma série de sucessos no top 10 e, essencialmente, a trilha sonora inteira no top 40 da Hot 100 — isso é algo para quebrar recordes e facilmente uma conquista a cada 10.

Abby Webster: Eu daria uma sólida nota 8 ou 9! Claramente, ninguém — nem mesmo os criadores da trilha sonora — esperava que o “Guerreiras do K-pop” tivesse esse nível de impacto. Além de todas as suas outras conquistas, é bastante significativo ver um grupo feminino tão alto nas paradas pela primeira vez em muito tempo, mesmo que HUNTR/X seja tecnicamente fictício. (Observação: “How It’s Done”, trabalho do produtor de longa data do BLACKPINK, Teddy Park, agora superou oficialmente o grupo de K-pop da vida real na Hot 100, já que seu pico mais alto nas paradas foi o número 13 com a colaboração de Selena Gomez, “Ice Cream”. Reajam, meninas!)

“Golden” não só retorna para uma segunda semana em primeiro lugar, como continua a subir em streams, vendas e airplay. Será que chegou a hora de começar a levar “Golden” a sério como uma candidata a igualar a sequência de 10 semanas no topo da Hot 100 de “Ordinary”, a música com a qual ela trocou o primeiro lugar nas últimas semanas?

Stephen Daw: Se existe uma música que pode superar a sequência de Alex Warren (além de quaisquer músicas inéditas de Taylor Swift em “The Life of a Showgirl”), é claramente “Golden”. Tudo indica que essa música está ficando cada vez maior, o que significa que pode muito bem ser um sucesso duradouro no topo das paradas. Se alguém ainda não está levando “Golden” a sério, deve estar desatento.

Kyle Denis: Eu diria que sim, mas as próximas 10 semanas incluem lançamentos de álbuns de alto nível de Sabrina Carpenter e Taylor Swift, então eu não contaria com a esperança.

O HUNTR/X (Reprodução)
O HUNTR/X (Reprodução)

Jason Lipshutz: Ainda é um pouco cedo — especialmente considerando os lançamentos pop de alto nível que estão por vir e que podem tirar “Golden” do topo. “Man’s Best Friend”, de Sabrina Carpenter, será um grande evento pop nesta sexta-feira, e em pouco mais de um mês, “The Life of a Showgirl”, de Taylor Swift, será um evento sísmico; talvez “Golden” se mantenha firme em primeiro lugar para fechar o verão, mas eu ficaria surpreso se ainda estivesse lá quando chegarmos ao outono.

Andrew Unterberger: Não parece tão improvável quanto parecia há apenas algumas semanas. O rádio sempre seria a peça final do quebra-cabeça, e continua crescendo — quem sabe quando as pesquisas determinarão o fim disso, mas se continuar nesse caminho pelos próximos um ou dois meses, começará a acumular essas semanas no topo muito mais rápido e por mais tempo do que qualquer um dos previstos.

Abby Webster: Se isso significa que “Ordinary” está definitivamente fora do topo, começarei a me manifestar agora.

“Guerreiras do K-pop” não só tem quatro hits no top 10 agora, como também tem vários hits não tão distantes da região — incluindo três no top 25, “What It Sounds Like” (24-20), “Free” (25-23) e “Takedown” (26-25). Considerando que o recorde de 10 maiores sucessos de uma trilha sonora é cinco (estabelecido por “Falando de Amor” em 1995-96), você acha que “Guerreiras” vai igualar esse recorde, superá-lo ou ficar um pouco aquém?

Stephen Daw: Por mais incrível que tenha sido o desempenho da trilha sonora, eu ficaria muito surpreso se mais duas dessas músicas conseguissem recuperar o terreno e entrar no top 10, especialmente agora que estamos nos aproximando de um outono repleto de lançamentos. Acho que “What It Sounds Like” definitivamente pode ficar um pouco fora do top 10, mas duvido muito que mais dessas músicas quebrem a barreira. Mas, pensando bem, eu não imaginava que nenhum dos feitos que essa trilha sonora alcançou nas paradas aconteceria, então, quem sabe, talvez tudo seja possível neste momento.

Kyle Denis: “Guerreiras do K-pop” superou todas as minhas expectativas para seu desempenho nas paradas até agora. Dito isso, acho que vai empatar o recorde.

Jason Lipshutz: Infelizmente, acho que fica um pouco aquém — o que é uma pena, considerando que “What It Sounds Like” é minha música favorita da trilha sonora! Eu ficaria bem surpreso se ela conseguisse subir mais 10 posições, e também não vejo “What It Sounds Like”, “Free” ou “Takedown” entrando no top 10 depois que as músicas da trilha sonora com posições mais altas começarem a desaparecer. Quem sabe, no entanto? Mesmo sendo alguém que já percebeu a explosão de “Guerreiras do K-pop” bem cedo, a trilha sonora superou todas as minhas previsões. Ela já bateu alguns recordes, e eu certamente a vejo batendo mais alguns.

Abby Webster: Honestamente, é um pouco surpreendente que “What It Sounds Like” e “Free” não estejam um pouco mais acima na parada — assim como “Golden”, a primeira é uma música pop poderosa com ressonância emocional dentro e fora do universo cinematográfico, enquanto a segunda é essencialmente um dueto para rádio. Então, eu consigo imaginar um mundo onde essas duas se elevam e quebram o recorde.

O grupo fictício Saja Boys (Divulgação)
O grupo fictício Saja Boys (Divulgação)

Agora que aparentemente passamos da fase inicial de curiosidade do ciclo “Guerreiras do K-pop”, o que você acha que ainda mantém o filme e sua trilha sonora no ar dois meses depois?

Stephen Daw: Há duas coisas em jogo aqui. Primeiro, a música desta trilha sonora é simplesmente muito cativante. É simples, mas é verdade — essas músicas são compostas de uma forma que te faz querer mais, e as performances de EJAE, REI AMI e Audrey Nuna, em particular, aguçam aquela coceira melódica na cabeça das pessoas.

Mas a outra coisa que eu acho que realmente beneficia este álbum é o seu próprio sucesso, estranhamente. Eu não assisti “Guerreiras do K-pop” nas primeiras seis semanas de lançamento, simplesmente porque não parecia algo que eu iria gostar. Mas depois que “Golden” continuou subindo nas paradas e eventualmente chegou ao primeiro lugar, eu finalmente cedi e quis sintonizar para ver que momento cultural eu estava claramente perdendo — e eu me diverti muito assistindo a este filme! Quanto mais esse sucesso improvável continuar a dominar, mais pessoas continuarão a sintonizar, o que só tornará o álbum e o filme ainda mais populares.

Kyle Denis: Nem tenho certeza se já passamos da fase inicial de curiosidade. Acho que para os ouvintes de música pop do Top 40 do mundo e os ouvintes habituais, essa fase já passou, mas é um país enorme e há milhões de pessoas sendo expostas a este filme e trilha sonora pela primeira vez a cada semana. Acho que o som pop puro e implacavelmente acelerado das músicas de “Guerreiras do K-pop” — “Golden” especificamente — também oferece algo diferente para a cena do Top 40 de 2025, que atualmente é dominada por baladas autoritárias e codificadas pela CCM, como “Ordinary”, de Alex Warren, e ainda está se recuperando dos últimos resquícios do momento de crossover country de 2024.

Jason Lipshutz: Uma combinação de adoção no rádio e visualizações repetidas. “Golden” transcendeu completamente o filme para se tornar um sucesso independente, o que ajudou a ampliar seu apelo para os 40 maiores ouvintes de rádio que ainda não conhecem “Guerreiras do K-pop” e simplesmente querem ouvir uma música K-pop cativante. Enquanto isso, o filme familiar da Netflix sem dúvida ganhou replays após replays de crianças, que por sua vez querem continuar ouvindo a música em seu serviço de streaming favorito. Assim que ficou claro que “Guerreiras do K-pop” estava ressoando como um musical animado em um serviço de streaming global, o potencial para uma dominação cultural de meses de duração, à la os sucessos da Disney do passado, ficou claro. Ele mais do que cumpriu esse potencial nos últimos dois meses.

Andrew Unterberger: Chegou a um ponto em que o ato de consumir o filme é quase tão prazeroso para os fãs quanto o próprio filme. Quando um fandom atinge esse nível, não há limites para o quão grande as coisas podem se tornar.

Abby Webster: Outra coisa que “Guerreiras do K-pop” copiou com sucesso do K-pop: uma base de fãs forte e comprometida! Não acho que o boca a boca tenha necessariamente diminuído, já que ainda recebo mensagens de céticos do K-pop que finalmente assistiram ao filme por curiosidade. Mas os superfãs estão claramente curtindo assistir novamente, sejam as crianças que já assistiram mais de cinquenta vezes ou as famílias que compareceram aos 1.750 cinemas neste fim de semana para as sessões com direito a karaokê.

[Esta matéria foi traduzida da Billboard dos EUA. Leia a reportagem original aqui.]

Guerreiras do K-pop (divulgação)
Guerreiras do K-pop (divulgação)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.