Você está lendo
‘Guerreiras do K-pop’ desafia BTS e BLACKPINK no topo das paradas, diz análise

‘Guerreiras do K-pop’ desafia BTS e BLACKPINK no topo das paradas, diz análise

Luminate destrinchou sucesso da animação nos Estados Unidos

BTS

Graças a semanas de viralização, “Guerreiras do K-pop” não só se tornou o filme de animação mais assistido de todos os tempos na Netflix, como também sua trilha sonora é um verdadeiro sucesso – “Golden”, do grupo feminino fictício HUNTR/X, que alcançou o primeiro lugar na Billboard Hot 100 no início de agosto.

VEJA TAMBÉM
ENHYPEN durante show no Coachella 2025 (Daniel Cole/Reuters)

Esse sucesso estrondoso significa que o K-Pop está tendo um novo momento na cultura pop? Bem, sim e não, segundo a Luminate.

“Há uma dinâmica do tipo ‘ovo e galinha’ em jogo que dificulta determinar se o sucesso de K-Pop é a causa ou o resultado do ressurgimento do gênero recentemente. De qualquer forma, o domínio do filme e da trilha sonora está posicionando o K-Pop para sua maior presença cultural nos últimos anos”, diz a Luminate em um estudo divulgado nesta terça-feira (26).

De acordo com dados de streaming via Luminate Streaming Viewership (M), “Guerreiras do K-pop” teve uma semana de estreia sólida na Netflix, começando no lançamento em 20 de junho, com um total acumulado de 306 milhões de minutos assistidos. E, à medida que o filme foi recebendo elogios boca a boca dos fãs de K-pop nas redes sociais, ele registrou um aumento constante no tempo de exibição diário desde então.

K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

Guerreiras do K-pop (divulgação/ Netflix)
Guerreiras do K-pop (Divulgação/ Netflix)

Ao mesmo tempo, os streams globais de áudio sob demanda para a trilha sonora de “Guerreiras” a impulsionaram para o segundo lugar na Billboard 200 na semana que terminou em 7 de agosto. Ainda mais impressionante, a trilha sonora é a única responsável por cerca de 43% do volume de streaming de K-pop nos EUA até 7 de agosto.

Segundo a Luminate, não levou novos fãs do filme a experimentar outros artistas de K-pop.

“No entanto, está claro que ‘Guerreiras’ é um fenômeno completo. Mas por quê, exatamente? A resposta curta é provavelmente graças a uma combinação de sua capacidade de explorar uma base de fãs apaixonada e seu lançamento no momento perfeito. O filme surgiu em meio a um verão particularmente agitado para o K-pop. Além de novos álbuns de grandes nomes como TOMORROW X TOGETHER, ATEEZ e TWICE, dois dos maiores grupos do gênero, BLACKPINK e BTS, estão de volta”, diz a análise.

ATEEZ
ATEEZ (Billboard Korea/Joseph Cardo)

O BLACKPINK lançou uma turnê mundial em julho, após cada integrante dedicar um tempo ao trabalho solo, enquanto o BTS anunciou planos naquele mês para retornar com seu primeiro álbum e turnê em três anos, desde que os integrantes completaram o serviço militar.

Os ouvintes de K-pop têm a reputação de serem alguns dos fãs mais fervorosos de toda a música, e os dados da pesquisa U.S. Music 360 da Luminate corroboram essa ideia.

Os seguidores de K-pop nos EUA ouvem cerca de nove horas adicionais de música por mês em comparação com a população em geral dos EUA e têm 89% mais chances de serem super fãs, o que significa que interagem regularmente com seus artistas favoritos de cinco ou mais maneiras.

Além disso, os seguidores de K-pop veem filmes e animes como fontes de descoberta musical e estão ansiosos para compartilhar essas novas descobertas com a família, amigos e nas redes sociais. Em outras palavras, elas estavam excepcionalmente preparadas para apreciar e promover um filme original sobre um grupo feminino matador de demônios (57% dos fãs de K-pop nos EUA são mulheres, de acordo com dados da pesquisa Luminate).

“Em meio a esse hype revigorado no mundo do K-pop, “Guerreiras do K-pop” surgiu do nada e se tornou um sucesso lento. E com uma temporada especial planejada nos cinemas e várias sequências em andamento, provavelmente continuaremos vendo o trio animado HUNTR/X dominar as paradas ao lado de BTS e BLACKPINK no próximo ano”, finaliza a análise.

BLACKPINK
BLACKPINK (YG Entertainment)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.