Grammy 2026: Caetano Veloso e Maria Bethânia indicados em Melhor Álbum Global
Eles concorrem contra o nigeriano Burna Boy
“Caetano e Bethânia Ao Vivo”, que captura a turnê recente dos irmãos baianos, foi nomeado ao Grammy 2026 na categoria Melhor Álbum de Música Global nesta sexta (7). A indicação consagra o encontro histórico de dois pilares da MPB e coloca o projeto no centro do mapa internacional.
Na mesma categoria, o disco concorre com Burna Boy (“No Sign of Weakness”), Siddhant Bhatia (“Sounds of Kumbha”), Youssou N’Dour (“Éclairer le monde: Light the World”), Shakti (“Mind Explosion – 50th Anniversary Tour Live”) e Anoushka Shankar (com Alam Khan & Sarathy Korwar em “Chapter III: We Return To Light”).
Fora do recorte “Global”, a lista geral de indicados também destaca grandes nomes do pop e do hip-hop, como Lady Gaga (“Mayhem”), Bad Bunny (“Debí Tirar Más Fotos”), Sabrina Carpenter (“Man’s Best Friend”) e Kendrick Lamar (“GNX”). A entrega dos prêmios está marcada para fevereiro de 2026.
Caetano Veloso soma cinco indicações ao prêmio
Não é a primeira vez que o compositor recebe uma indicação no prêmio principal da indústria. Ao todo, ele soma seis —já contando com o duo gravado com a irmã. Ele foi indicado em 2000, 2004, 2017 pelos álbuns “Livro”, “Noites do Norte Ao Vivo” e “Dois Amigos, Um Século de Música”, com Gilberto Gil. Em 2002, foi indicado pela participação em “Canto”, álbum do Los Super Seven.








