Governo italiano processa vocalista do Placebo, Brian Molko; entenda o caso
Primeira-ministra foi chamada de 'fascista' e 'racista' pelo guitarrista


Em agosto de 2023, Brian Molko, do Placebo, foi processado pela primeira-ministra italiana Giorgia Meloni por chamá-la de “merda, fascista, racista” durante um show no festival Sonic Park.
Agora, depois que promotores em Turim abriram uma investigação sobre as alegações, ele está sendo acusado de difamação por “desacato às instituições”.
As informações foram publicadas pelo jornal italiano “La Stampa”.
Essa infração (difamar o governo, o parlamento, os tribunais ou o exército italianos) acarreta uma multa de até R$ 30 mil e está sujeita a intimação direta para julgamento.
Meloni lidera o partido nacionalista Brothers of Italy, bem como a coalizão de extrema-direita eleita para o poder em 2022.
É amplamente considerado o governo mais de direita da Itália desde o governo de Benito Mussolini (1883-1945) durante a Segunda Guerra Mundial.
Sob a liderança de Meloni, o governo da Itália ordenou que os municípios parassem de registrar pais do mesmo sexo, difamou migrantes e requerentes de asilo e nomeou leais aos Brothers of Italy para cargos importantes na emissora pública, de acordo com vários artigos do “New York Times”.