Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Filme icônico ‘Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII’, de 1972, chega ao IMAX

Lançamento será no dia 24 de abril

pink floyd at pompeii

A capa de Pink Floyd: Live at Pompeii (Divulgação)

O filme inovador de 1972 do Pink Floyd, “Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII”,  vai retornar aos cinemas e ao IMAX a partir de 24 de abril. Remasterizado digitalmente em 4K a partir das imagens originais de 35 mm, com áudio melhorado e mixado por Steven Wilson, o aguardado lançamento apresentará nos cinemas a versão definitiva.

Gravado anteriormente a “The Dark Side Of The Moon”, o filme documenta o que fazia a banda Pink Floyd antes de se tornar gigante nos rankings de vendas de álbuns. Gravado nas ruínas assombrosamente belas do antigo anfiteatro romano em Pompeia, Itália, este filme único e envolvente capta o Pink Floyd em um concerto íntimo, sem público. Filmado em outubro de 1971, o espetáculo marcou o primeiro concerto ao vivo realizado em Pompeia e inclui as vitais “Echoes”, “A Saucerful of Secrets” e “One of These Days”. As imagens de tirarem o fôlego do anfiteatro, captadas tanto de dia como de noite, amplificam a magia da atuação. Para além disso, o filme inclui imagens raras dos bastidores do início do trabalho da banda em “The Dark Side of the Moon”, nos Abbey Road Studios. Nick Mason afirmou que “´Pink Floyd: Live At Pompeii´ é um documento raro e único da banda  atuando ao vivo no período anterior a ´The Dark Side Of The Moon´”.

O filme foi meticulosamente restaurado à mão, fotograma a fotograma, a partir do negativo original de 35mm – descoberto em cinco latas com rótulos duvidosos nos arquivos do Pink Floyd. Esta descoberta importante desenterrou o mesmo filme que passou pelas câmaras durante aqueles dias no meio das ruínas de Pompeia, há mais de 50 anos.

Liderada por Lana Topham, diretora de restauração do Pink Floyd, a missão da equipe era preservar a integridade e a beleza da imagem original. O filme foi digitalizado em 4K usando técnicas avançadas para garantir os detalhes mais finos e nítidos. As cores foram aprimoradas e cada quadro foi meticulosamente revisado e reparado, mantendo uma aparência natural e vívida, com ajustes mínimos de granulação.

“Desde 1994, tenho procurado as elusivas imagens do filme ´Pink Floyd At Pompeii´, portanto, a recente descoberta do negativo original de 1972, cortado em 35 mm, foi um momento muito especial. A versão recém-restaurada apresenta o primeiro corte completo de 90 minutos, combinando a edição original de 60 minutos da apresentação com os segmentos adicionais do documentário do Abbey Road Studios, filmados logo depois”, disse Lana Topham, diretora de restauração do Pink Floyd.

O filme também apresenta uma qualidade de som impressionante com uma nova mixagem para cinema e televisão feita por Steven Wilson em 5.1 e Dolby Atmos que aprimora a profundidade e a clareza do filme, preservando a autenticidade e o espírito do lançamento original de 1972. O objetivo de Wilson era permanecer fiel ao som da banda naqueles dias de calor escaldante em 1971.

Lista de faixas do álbum “Pink Floyd at Pompeii – MCMLXXII”:

Lado A

  1. Pompeii Intro
  2. Echoes – Part 1
  3. Careful With That Axe, Eugene

Lado B

  1. A Saucerful of Secrets
  2. Set the Controls for the Heart of the Sun

Lado C

  1. One of These Days
  2. Mademoiselle Nobs
  3. Echoes – Part 2

Lado D

  1. Careful With that Axe, Eugene – Alternate take
  2. A Saucerful of Secrets – Unedited