Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Filipe Ret lança segunda parte do projeto ‘Nume’; veja detalhes

Álbum conta com oito faixas inéditas e participações de peso

Filipe Ret

Filipe Ret (Steff Lima/Divulgação)

Filipe Ret acaba de lançar “Nume Epílogo”, a segunda parte do projeto “Nume”, que começou a ser divulgado em novembro de 2024. Com a novidade, ele reafirma a proposta de falar sobre filosofia e temas mais profundos, seguindo a mesma estética do disco original.

Ao todo são oito faixas inéditas, com participações especiais na maioria. Nomes como Orochi e Daniel Shadow se juntaram a Filipe para o novo disco, já disponível nas plataformas de streaming.

Em um comunicado enviado à imprensa, Filipe explica que esta é a última parte da mensagem que ele queria transmitir com o projeto. “São letras e sons que complementam a ideia de Nume —o sagrado e o profano em equilíbrio, a minha caminhada da Lapa pro país inteiro. É sobre a minha verdade: meus conflitos e minha clareza.”

Esse tributo a sua própria trajetória fica evidente nas letras do disco, especialmente em “KGL’s”. Na faixa, ele canta sobre sua origem nos bairros do Catete, Gloria e Lapa, no Rio de Janeiro. BK e Sain se somam ao single.

Filipe tem vivido uma fase de colher frutos. O cantor é um dos nomes do rap mais ouvidos nas plataformas de streaming, com 9 milhões de ouvintes mensais no Spotify. “Nume Epílogo é o fechamento de um ciclo muito importante pra mim. Além da conclusão conceitual, ele completa a vivência que iniciei no primeiro projeto.”

Ouça o novo álbum de Filipe Ret

Influencias de Filipe Ret 

Durante sua participação no podcast Cabos e Cases, projeto original Billboard Brasil, Filipe Ret destacou a profunda influência que o álbum “Sobrevivendo no Inferno”, dos Racionais MC’s, teve em sua trajetória musical e pessoal. Para o rapper, esse disco não é apenas uma coleção de músicas, mas sim uma poderosa declaração social que transcendeu gerações, moldando artistas e ouvintes com suas narrativas autênticas e incisivas.

“Ouvindo Racionais, comecei a perceber que o rap é mais do que música; é uma doutrina que oferece lições de vida”, afirma Ret. Ele enfatiza que o álbum não só influenciou seu estilo musical, mas também ajudou a moldar sua visão de mundo, oferecendo perspectivas únicas sobre as dificuldades e esperanças da realidade urbana.

“Sobrevivendo no Inferno” é reconhecido por suas letras contundentes que abordam questões sociais, raciais e econômicas que permeiam o cotidiano das periferias brasileiras. Para Ret, a habilidade dos Racionais em capturar essas realidades com tamanha clareza e força impactou profundamente sua própria abordagem criativa. “A minha vida melhorou porque comecei a ouvir rap, e tudo começou ali”. 

Filipe Ret
Filipe Ret lança segunda parte de novo projeto (Steff Lima/Divulgação)