Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Artista se unem para festival em prol da Palestina; veja line-up

Brian Eno, James Blake, Jamie XX e Rachel Chinouriri estão entre atrações

together for palestine festival

O cartaz de Together for Palestine (Reprodução)

Um dos maiores shows beneficentes para a Palestina desde a intensificação do conflito após 7 de outubro de 2023 anunciou sua escalação completa. O “Together for Palestine” acontecerá na Wembley Arena, em Londres, em 17 de setembro —e terá de James Blake a Jamie XX, de Bastille à Rachel Chinouriri.

O festival, com capacidade para 12.500 pessoas, servirá para arrecadar fundos para o Choose Love, uma instituição de caridade britânica que trabalha com 23 organizações parceiras em Gaza para entregar alimentos, suprimentos médicos e outros tipos de apoio.

Os músicos palestinos Adnan Joubran, Faraj Suleiman e Nai Barghouti estão programados para se apresentar ao lado de Brian Eno e uma série de grandes artistas do Reino Unido: Bastille, Cat Burns, Damon Albarn, Greentea Peng, Hot Chip, James Blake, Jamie xx, King Krule, Mabel, Obongjayar, Paloma Faith, Rachel Chinouriri e Sampha, com “contribuições únicas” de Rina Sawayama, PinkPantheress e Riz Ahmed.

“Diante dos horrores de Gaza, o silêncio se torna cumplicidade. Artistas sempre ajudaram sociedades a apontar injustiças e imaginar futuros melhores. É por isso que este concerto importa. É hora de nos unirmos – não apenas para levantar nossas vozes, mas para reafirmar nossa humanidade compartilhada.”, disse Eno.

Eno é um antigo apoiador da Palestina e do boicote cultural a Israel.

Em 2017, ele teve uma discussão com Nick Cave sobre o boicote cultural, com Cave caracterizando o movimento de boicote como “pessoas que estão tentando calar músicos, intimidar músicos, censurar músicos e silenciá-los”. Eno respondeu: “Isso não tem nada a ver com ‘silenciar’ artistas — uma acusação que considero bastante irritante quando usada em um contexto em que alguns milhões de pessoas são silenciadas de forma permanente e grotesca.”

Khaled Ziada, fundador e diretor do festival de cinema London Palestine, está produzindo o evento junto com Eno e Tracey Seaward, a produtora de cinema que também produziu a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres de 2012. “Em um mundo onde governos e a grande mídia se calaram diante do genocídio, este encontro se torna um coro de resistência — onde artistas e comunidades se unem para lamentar, se enfurecer e ficar lado a lado com o povo palestino.”

A cantora e compositora Rachel Chinouriri, que abriu para Sabrina Carpenter em uma turnê recente, convocou outros músicos a “se juntarem a mim na construção de uma ponte com as vítimas em Gaza e além. Precisamos romper o privilégio da nossa bolha e falar com verdade e justiça”. Damon Albarn, do Blur e Gorillaz, disse: “Pacifismo é uma ação. Paz é uma ação. Viver em paz requer visão e comprometimento… Sou grato por esta oportunidade de agir em solidariedade ao povo palestino.”

O design e produção do evento estão sendo feito por Es Devlin, cenógrafo ganhador dos prêmios Olivier e Tony que, além de trabalhar no teatro, projetou grandes shows pop para nomes como Beyoncé, The Weeknd, U2 e Lady Gaga.