Artista se unem para festival em prol da Palestina; veja line-up
Brian Eno, James Blake, Jamie XX e Rachel Chinouriri estão entre atrações
Um dos maiores shows beneficentes para a Palestina desde a intensificação do conflito após 7 de outubro de 2023 anunciou sua escalação completa. O “Together for Palestine” acontecerá na Wembley Arena, em Londres, em 17 de setembro —e terá de James Blake a Jamie XX, de Bastille à Rachel Chinouriri.
O festival, com capacidade para 12.500 pessoas, servirá para arrecadar fundos para o Choose Love, uma instituição de caridade britânica que trabalha com 23 organizações parceiras em Gaza para entregar alimentos, suprimentos médicos e outros tipos de apoio.
Os músicos palestinos Adnan Joubran, Faraj Suleiman e Nai Barghouti estão programados para se apresentar ao lado de Brian Eno e uma série de grandes artistas do Reino Unido: Bastille, Cat Burns, Damon Albarn, Greentea Peng, Hot Chip, James Blake, Jamie xx, King Krule, Mabel, Obongjayar, Paloma Faith, Rachel Chinouriri e Sampha, com “contribuições únicas” de Rina Sawayama, PinkPantheress e Riz Ahmed.
“Diante dos horrores de Gaza, o silêncio se torna cumplicidade. Artistas sempre ajudaram sociedades a apontar injustiças e imaginar futuros melhores. É por isso que este concerto importa. É hora de nos unirmos – não apenas para levantar nossas vozes, mas para reafirmar nossa humanidade compartilhada.”, disse Eno.
Eno é um antigo apoiador da Palestina e do boicote cultural a Israel.
Em 2017, ele teve uma discussão com Nick Cave sobre o boicote cultural, com Cave caracterizando o movimento de boicote como “pessoas que estão tentando calar músicos, intimidar músicos, censurar músicos e silenciá-los”. Eno respondeu: “Isso não tem nada a ver com ‘silenciar’ artistas — uma acusação que considero bastante irritante quando usada em um contexto em que alguns milhões de pessoas são silenciadas de forma permanente e grotesca.”
Khaled Ziada, fundador e diretor do festival de cinema London Palestine, está produzindo o evento junto com Eno e Tracey Seaward, a produtora de cinema que também produziu a cerimônia de abertura das Olimpíadas de Londres de 2012. “Em um mundo onde governos e a grande mídia se calaram diante do genocídio, este encontro se torna um coro de resistência — onde artistas e comunidades se unem para lamentar, se enfurecer e ficar lado a lado com o povo palestino.”
A cantora e compositora Rachel Chinouriri, que abriu para Sabrina Carpenter em uma turnê recente, convocou outros músicos a “se juntarem a mim na construção de uma ponte com as vítimas em Gaza e além. Precisamos romper o privilégio da nossa bolha e falar com verdade e justiça”. Damon Albarn, do Blur e Gorillaz, disse: “Pacifismo é uma ação. Paz é uma ação. Viver em paz requer visão e comprometimento… Sou grato por esta oportunidade de agir em solidariedade ao povo palestino.”
O design e produção do evento estão sendo feito por Es Devlin, cenógrafo ganhador dos prêmios Olivier e Tony que, além de trabalhar no teatro, projetou grandes shows pop para nomes como Beyoncé, The Weeknd, U2 e Lady Gaga.