Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Ex-empresário processa Guns N’ Roses por tentar impedir publicação de biografia

Tensão com Axl Rose se arrasta desde 1991

Guns N' Roses na Arábia Saudita

Guns N' Roses na Arábia Saudita (MDLBEAST/Divulgação)

O ex-empresário do Guns N’ Roses, Alan Niven, está processando a banda. Niven alega que o grupo está tentando bloquear o lançamento de seu livro de memórias, “Sound N’ Fury: Rock ‘N’ Roll Stories“. As informações são do site “Louder Sound”.

O lançamento da biografia estava previsto inicialmente para julho de 2025, mas foi adiado para setembro, em meio a rumores de que a equipe de Axl Rose estava tentando impedir a divulgação do livro. A publicação está agora prevista para março do próximo ano.

A tensão entre Niven e Axl Rose existe desde a década de 1990, com a origem do atrito datando de 1991. Na época, o cantor supostamente se recusou a continuar o trabalho nos álbuns “Use Your Illusion” caso Niven permanecesse como empresário da banda.

Niven, que gerenciou a banda de 1986 a 1991, afirmou que a briga se deve ao fato de seu trabalho estar sendo ignorado. Ele relembrou: “Axl parece esquecer que ninguém, e eu digo ninguém, queria gerenciar ele em 1986”. O ex-empresário disse que o problema atual se resume à falta de apreço: “Eu acho que o que temos aqui é uma falha em valorizar”.

Em abril, Niven já havia afirmado que Axl Rose “agora fica com 50% da receita do Guns N’ Roses”. “É uma coisa de controle com Axl,” Niven alegou, reforçando que o cantor “quer estar no controle de tudo”.

A ação judicial de Niven busca que o livro seja publicado e distribuído. O empresário pede indenização punitiva e “qualquer outro alívio considerado justo e adequado”.