Ex-empresário processa Guns N’ Roses por tentar impedir publicação de biografia
Tensão com Axl Rose se arrasta desde 1991
O ex-empresário do Guns N’ Roses, Alan Niven, está processando a banda. Niven alega que o grupo está tentando bloquear o lançamento de seu livro de memórias, “Sound N’ Fury: Rock ‘N’ Roll Stories“. As informações são do site “Louder Sound”.
O lançamento da biografia estava previsto inicialmente para julho de 2025, mas foi adiado para setembro, em meio a rumores de que a equipe de Axl Rose estava tentando impedir a divulgação do livro. A publicação está agora prevista para março do próximo ano.
A tensão entre Niven e Axl Rose existe desde a década de 1990, com a origem do atrito datando de 1991. Na época, o cantor supostamente se recusou a continuar o trabalho nos álbuns “Use Your Illusion” caso Niven permanecesse como empresário da banda.
Niven, que gerenciou a banda de 1986 a 1991, afirmou que a briga se deve ao fato de seu trabalho estar sendo ignorado. Ele relembrou: “Axl parece esquecer que ninguém, e eu digo ninguém, queria gerenciar ele em 1986”. O ex-empresário disse que o problema atual se resume à falta de apreço: “Eu acho que o que temos aqui é uma falha em valorizar”.
Em abril, Niven já havia afirmado que Axl Rose “agora fica com 50% da receita do Guns N’ Roses”. “É uma coisa de controle com Axl,” Niven alegou, reforçando que o cantor “quer estar no controle de tudo”.
A ação judicial de Niven busca que o livro seja publicado e distribuído. O empresário pede indenização punitiva e “qualquer outro alívio considerado justo e adequado”.








