Leonardo analisa letras da música sertaneja: ‘Estão funkeando o gênero’
Sertanejo é pai de Zé Felipe, um dos maiores astros do sertanejo atual
As declarações do cantor Leonardo ao jornalista Jorge Kajuru ressurgiram após cortes viralizarem sua análise sobre a relação atual do sertanejo com o funk. Em tom crítico, o cantor explorou a repetição temática do gênero, sugerindo que há uma interpolação predatória.
“Hoje, estão ‘funkeando’ o sertanejo. ‘Abaixa o bumbum’, ‘vai’, ‘toma-toma-toma'”, afirmou. Seu filho Zé Felipe é um dos maiores expoentes do sertanejo contemporâneo, acostumado a fundir-se com o arrocha, o piseiro, o funk e até o gospel. “Eu tenho 60 anos de idade, minha vez passou. Mas eu sei que tem muita gente que ama o jeito que eu canto. Tem show meu que está esgotado há 120 dias”, comentou.
Leonardo é um dos principais nomes da música sertaneja no Brasil, com uma carreira consolidada. Zé Felipe é um dos nomes mais famosos dessa mistura de funk com sertanejo, sobretudo pelas coreografias para viralizar em plataformas como o TikTok.
A reflexão de Leonardo passa também pela percepção de um artista consolidado em um mercado que mudou vorazmente em seus ciclos geracionais e culturais. Ao admitir que “a minha vez passou”, o cantor reconhece que sua percepção pode ser influenciada pela idade e pela lealdade a um estilo que ressoa mais com suas próprias experiências e com um público mais tradicional.