Você está lendo
Entrevista: 1VERSE, grupo com membros norte-coreanos, estreiam no K-pop

Entrevista: 1VERSE, grupo com membros norte-coreanos, estreiam no K-pop

Grupo lançou 'The 1st Verse' e conversou com a Billboard Brasil sobre o debut

1VERSE

A gravadora coreana Singing Beetle anunciou o aguardado debut do grupo 1VERSE. O quinteto lançou, nesta sexta-feira (18), o primeiro mini-álbum da carreira, “The 1st Verse”.

VEJA TAMBÉM
TWICE no Lollapalooza Chicago

O grupo apresenta cinco artistas da Coreia, Estados Unidos e Japão: HYUK, SEOK, NATHAN, KENNY e AITO.

Dois dos membros– o rapper HYUK e o cantor SEOK – estão fazendo história como os primeiros desertores norte-coreanos em um grupo ídolo de K-pop. NATHAN e KENNY são dos EUA e AITO, do Japão.

Para “The 1st Verse”, o quinteto trabalhou com produtores de grandes hits do BTS, TWICE, SEVENTEEN e NCT.

Em entrevista para a Billboard Brasil, os artistas falaram sobre a estreia no K-pop, deram detalhes de suas músicas lançadas e revelaram ser fãs de Gilberto Gil, Ludmilla e mais cantoras brasileiras.

K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

Leia a entrevista do 1VERSE para a Billboard Brasil

Como foi trabalhar com produtores renomados do K-pop?

HYUK: Antes de mais nada, senti um profundo respeito. Apesar de ter tanta experiência com música, eles gentilmente reservaram um tempo para explicar as partes com as quais eu não estava familiarizado, passo a passo. Achei isso muito emocionante. Graças a eles, pude aprender muito, e acho que aplicar o que aprendi diretamente teve um grande impacto em nossa música.

AITO: Nossos produtores identificaram os pontos fortes de cada membro e criaram músicas cuidadosamente com flexibilidade e alcance, especialmente para nós, o que achei muito tocante. Ter alguém que se dedica a realmente pensar no que melhor combina com você e, então, criar algo que reflita isso de forma tão cuidadosa. Você realmente se sente reconhecido. As músicas em si são, claro, também muito desafiadoras [risos], mas como tanto tempo e cuidado foram investidos em fazer essa música para nós, trabalhamos duro para corresponder às expectativas de quem a fez.

NATHAN: A experiência foi, honestamente, surreal. Poder trabalhar com produtores que fizeram algumas das minhas músicas favoritas é um sonho realizado, e é uma loucura pensar que estou no mesmo mundo que eles agora! Além disso, eles foram tão gentis e acolhedores, sabendo que eu era iniciante e não tinha experiência na indústria, ainda me trataram como um profissional.

KENNY: Tive o privilégio de participar do processo de criação das músicas com os produtores e compositores que trabalharam com esses grupos tão grandes e icônicos. A experiência que Adrian, Dr. Ahn, Secret Weapon e Slay compartilharam foi: “O que você quer fazer?”, “Qual é a história que você quer contar?” e “Seja lá o que for, vamos nos divertir fazendo”. Nunca me senti idiota, ingênuo ou indigno de fazer parte do processo. Realmente parecia que éramos iguais, apesar da diferença de experiência. Era isso que eu amava quando trabalhava com eles.

SEOK: Quando entrei na empresa, fiquei realmente surpreso, pois todos os envolvidos na nossa música já eram muito conhecidos. Acho que foi uma verdadeira honra poder aprender sobre música com essas pessoas desde o início.

Como cada um de vocês contribuiu artisticamente para “THE 1ST VERSE”? Existe alguma faixa específica que representa melhor o grupo como um todo?

HYUK: Essas músicas são repletas das cores, dos esforços e das histórias dos nossos membros. Aito dedicou toda a sua energia para criar as coreografias que mais combinavam conosco, enquanto o Kenny, o Nathan e eu nos dedicamos totalmente à composição das músicas. Mas é claro que, por melhores que sejam as músicas que fazemos, se não as executamos corretamente, não significa nada! É por isso que o Seok se esforça tanto para entregar perfeitamente as partes mais marcantes, as partes mais importantes, as partes “uau”! Realmente parece que essas músicas são repletas das nossas cores únicas. Entre elas, acho que “Shattered” é a que reflete especialmente os nossos esforços e as cores individuais de cada membro, e foi aquela em que mais trabalhamos.

AITO: Acho que “Multiverse” é a música que melhor representa o 1VERSE. Eu até tive a oportunidade de ajudar a coreografá-la! Entre os versos que canto, há uma letra que diz “우린 하나가 되어 하늘로 fly”, que se traduz como “nos tornaremos um nos céus e voaremos alto”. Assim como essa letra, acredito que juntos, o 1VERSE e nossos ouvintes voaremos para o céu, e muito além, para criar muitos mundos diferentes juntos!

1VERSE
1VERSE (Singing Beetle)

NATHAN: Como as letras das nossas músicas são fortemente inspiradas em nossas histórias e experiências de vida, todos nós naturalmente contribuímos para o álbum. Além disso, Kenny e Hyuk trabalharam na letra, e Aito ajudou a coreografar as duas danças. Embora todas as nossas músicas nos representem como um todo, eu pessoalmente acho que “Multiverse” é como o nosso hino, já que é a nossa primeira música e tem nos acompanhado desde o nosso pré-debut.

KENNY: Acredito que “Multiverse” representa melhor o nosso grupo, pois sua mensagem é exatamente o que queremos compartilhar com o mundo. É a música com a qual mais nos conectamos, porque cantamos essa música por quase um ano e meio que a vimos evoluir para o que é agora, desde a criação da dança até a produção do MV. Como um pequeno aceno ao que ainda está por vir, fiz uma música que acredito ser ainda mais adequada para representar a mentalidade do nosso grupo, mas não entrarei em mais detalhes agora. Vocês com certeza a ouvirão em breve!

SEOK: Como a maioria das minhas partes vocais são bem agudas, estou sempre pensando em como administrar minha resistência e entregar uma performance que seja mais suave, mais controlada e mais confortável no palco. Cada uma das nossas músicas tem uma pegada ligeiramente diferente, então é difícil dizer qual nos representa melhor… Provavelmente as duas, só que de maneiras diferentes. É por isso que acho que se você se concentrar nas letras enquanto ouve “Multiverse” e “Shattered”, terá uma noção boa e completa da personalidade única do nosso grupo.

O período de pré-debut já gerou bastante burburinho. Como vocês imaginam a jornada do 1VERSE nos próximos anos? Quais objetivos gostariam de alcançar?

HYUK: Mesmo que o ritmo seja lento, queremos dar o nosso melhor como equipe e seguir em frente, um passo de cada vez. E, à medida que damos esses passos, esperamos que, assistindo ao nosso conteúdo e ouvindo nossa música, nossos fãs possam passar cada dia com um pouco mais de risadas, um pouco mais de energia e de maneiras que sejam pessoalmente significativas. Trabalhar duro o suficiente para tornar isso possível para eles. Esse é o nosso objetivo.

AITO: Quero trabalhar duro para que, aos poucos, possamos acompanhar nossos veteranos que já estrearam. E quando chegar o dia em que nos tornarmos veteranos, espero que possamos ser artistas respeitados.

NATHAN: Eu imagino que continuaremos crescendo junto com os fãs e nos tornaremos ainda mais próximos do que somos agora. Espero que possamos trazer conforto aos ouvintes ao redor do mundo e inspirá-los a compartilhar suas histórias, seja por meio da música ou de qualquer outra forma que gostem de se expressar.

KENNY: Pessoalmente, imagino fazer mais músicas. Também adoraria conhecer todos que nos apoiaram desde o início, agradecer a eles e fazer muitas apresentações memoráveis. Acho também que ainda não conseguimos mostrar a individualidade de cada um dos nossos membros, então espero lançar muitas músicas que destaquem todos os nossos encantos… Talvez músicas solo possam finalmente ser lançadas. Seria divertido expandir para outras áreas do entretenimento também!

SEOK: Meu desejo e objetivo é que, à medida que avançamos e nos tornamos mais ocupados, todos os nossos membros possam se manter saudáveis!

1VERSE
1VERSE (Singing Beetle)

Que tipo de mensagens vocês querem levar para o público?

HYUK: Nunca estamos verdadeiramente sozinhos. Se nos respeitarmos como somos, qualquer um pode sonhar, independentemente da sua origem. Porque ser quem você é já é algo especial. Você não precisa se esforçar tanto para mudar.

AITO: Espero que, ouvindo nossas músicas, as pessoas possam receber muita energia positiva e radiante, e se sintam energizadas o dia todo!

NATHAN: Espero que o público veja, através da nossa música, que não somos tão diferentes neste mundo tão vasto. E que, independentemente de onde viemos, todos compartilhamos uma história semelhante e não deveríamos ter que lidar com nada sozinhos.

KENNY: Nossa esperança é que as pessoas se identifiquem com a nossa música e se sintam vistas e ouvidas. Na verdade, esperamos que todos possam encontrar conforto em todas as músicas em geral, não apenas na nossa. Nossa mensagem como grupo e como empresa é ser sempre gentil e solidário, mesmo quando as coisas ficam difíceis.

SEOK: Quando estou com dificuldades ou cansado, as músicas que ouço me dão coragem e esperança. Da mesma forma, espero que as músicas que canto também possam comover, inspirar e dar força aos outros. Este é o meu objetivo mais importante.

Seok e Hyuk, como foi se adaptar à vida na Coreia do Sul quando vocês chegaram?

HYUK: Tudo parecia novo e desconhecido no começo. Uma coisa que me lembro especialmente é como eu costumava pensar que as celebridades da TV viviam em um mundo completamente diferente do nosso. Eu até imaginava que elas comeriam tipos de comida totalmente diferentes dos nossos! Quando cheguei à Coreia, eu não entendia muito de música. Ainda me lembro de ter ficado impressionado quando vi o videoclipe de “Crooked”, do G-Dragon… Realmente me marcou muito! Naquela época, eu não sabia de nada, então tudo o que vi foi fascinante e novo.

SEOK: No meu caso, vim para a Coreia já adulto, então realmente notei muitas diferenças na vida cotidiana e na cultura. O que mais me surpreendeu, eu acho, foi como músicas, filmes e dramas frequentemente mostram situações pelas quais pessoas comuns realmente passam. Foi muito identificável, e isso era algo que eu não esperava.

1VERSE
1VERSE (Singing Beetle)

Cada membro vem de uma origem cultural diferente. Como essas diferenças enriquecem a identidade artística do 1VERSE?

HYUK: Acho que tudo se resume a ter corações que se acolhem. Mesmo tendo crescido em culturas diferentes, em vez de nos culparmos ou questionarmos “Por que você é diferente?”, dizemos: “Tudo bem ser diferente. Quero aprender com você”. Transformamos as fraquezas uns dos outros em pontos fortes e nossas próprias deficiências em oportunidades para os outros brilharem. Trata-se de criar o melhor impacto, juntos, e ajudar uns aos outros a brilhar.

AITO: Todas as pessoas são naturalmente diferentes, e acho que essas diferenças moldam naturalmente a música e as performances que criamos. Quando se trata de dança e vocais, cada membro tem seu próprio estilo, seja ele cultural, de personalidade ou de ambos. E há momentos em que todos nós sentimos: “Nossa, essa parte é para eles”! Acho que o fato de conseguirmos perceber isso tão claramente mostra o quanto confiamos e acreditamos nos pontos fortes e nas diferenças uns dos outros.

NATHAN: Embora eu não tenha certeza de como nossas diferenças enriquecem nossa identidade artística, sei que, por termos origens culturais diferentes, podemos aprender muito uns com os outros, e a partir dessas diferenças, todos temos nossas próprias cores únicas que conseguimos mostrar em nossas músicas. Todas essas cores únicas em uma só é o que nos torna tão especiais.

KENNY: Na nossa equipe, há um lugar para todos. E como há um lugar para todos, é difícil apresentar qualquer uma de nossas músicas se pelo menos uma pessoa estiver faltando. Mas também acho que todos nós tivemos que nos assimilar e nos adaptar às culturas uns dos outros e entender novos costumes sociais que são diferentes de nossas origens e experiências. E, no processo, descobrimos que existem muitas emoções que todos nós enfrentamos individualmente… Coisas com as quais podemos nos identificar uns com os outros. Essas experiências nos ajudam não apenas a nos entender, mas também a criar músicas com as quais todos nos conectamos em um nível pessoal.

SEOK: Gostaria de responder a essa pergunta com um exemplo. No futebol, cada jogador tem uma posição em que é bom e, trabalhando juntos nessas funções, eles constroem um time forte. Acho que o mesmo acontece com os nossos membros. Cada um se sai bem em sua função e, acima de tudo, a maneira como unimos nossas diferentes culturas e pontos fortes mostra às pessoas que há mais poder em fazer algo juntos do que sozinhos.

O funk brasileiro é muito popular no TikTok na Coreia do Sul. Vocês conhecem algum artista ou música brasileira?

HYUK: Ainda estou aprendendo sobre diferentes gêneros musicais e narrativas, mas quando comecei a estudar música, comecei com jazz. Entre os muitos artistas de jazz que estudei na época, eu gostava especialmente da música do Gilberto Gil. Em particular, eu adorava ouvir e estudar “Palco”.

AITO: Não sei se é necessariamente um funk brasileiro, mas eu gosto muito da música “Samba de Janeiro”! Eu adorava assistir futebol e conheci a música como a torcida da seleção brasileira.

NATHAN: Eu não conhecia nenhum artista de funk brasileiro, mas pesquisei e gostei muito da Ludmilla e da música dela, “No_se_ve.mp3”! A batida da música me fez curtir e me mexer, então eu definitivamente ouviria mais músicas assim quando estivesse com vontade de me animar.

KENNY: Não sei se a música deles é estritamente funk, mas Pabllo Vittar e Gloria Groove são artistas que adorei descobrir graças a alguns dos meus amigos dançarinos que adoram pop brasileiro!

SEOK: Na verdade, conheço a música brasileira desde pequeno! O Brasil é super famoso pelo futebol, né? Lembro de ver jogadores como Ronaldinho e Neymar sambando como parte de suas comemorações de gols em vídeos de melhores momentos do futebol… Foi assim que descobri!

1VERSE
1VERSE (Singing Beetle)

Vocês têm uma relação muito próxima e interativa com os fãs no X. Isso foi algo que planejaram antes mesmo de estrear?

HYUK: Em vez de ser algo que planejamos, eu diria que estou feliz que tenha acontecido. Sempre que interajo com os fãs, percebo os cantos da minha boca se curvando em um sorriso sem nem perceber. E quando leio as mensagens sinceras que os fãs nos enviam, elas aquecem meu coração e me dão força quando as coisas estão difíceis. Acho que a maneira como compartilhamos nossas vidas cotidianas dessa forma simplesmente nos aproximou e nos permitiu desenvolver uma profunda afeição um pelo outro.

AITO: Em vez de ser algo planejado, é mais como se simplesmente gostássemos de interagir com nossos fãs. E, ao fazer isso, naturalmente acabamos passando muito tempo juntos e, claro, naturalmente nos tornamos muito próximos!

NATHAN: Acho que sempre foi nosso plano interagir e ser tão próximos quanto somos agora dos fãs, independentemente da plataforma de mídia social. Voltando ao nosso objetivo como grupo, queremos muito nos conectar com os fãs e nos sentir vistos, então esperamos ter alcançado isso e continuaremos a fazê-lo.

KENNY: Acabamos, de certa forma ou naturalmente, postando sobre nossas pequenas vidas diárias no X (Twitter), já que gostamos de socializar com os outros. Essa abordagem interativa surgiu naturalmente e era algo que não esperávamos fazer. Mas tornou a jornada de treinamento muito mais divertida e fizemos muitas piadas internas com os fãs por causa disso. Sim, não era esperado, mas estamos felizes que tenha acontecido. Agora, podemos tirar sarro do Nathan sempre que ele usar um suéter verde.

SEOK: Em vez de ser algo que planejamos, penso nisso como uma forma de retribuir aos nossos fãs por todo o apoio que nos demonstram.

Como vocês estão equilibrando a pressão para seguir as tendências do mercado com o desejo de criar algo autêntico?

HYUK: Em vez de seguir tendências, eu me pergunto se talvez, só talvez, se continuarmos fazendo músicas que contam a nossa história, nossa música não se tornará uma tendência? Até agora, temos nos esforçado um mais para fazer música autêntica.

AITO: Não sei se isso é algo que eu tento equilibrar conscientemente. Quando eu estava coreografando “Multiverse”, eu apenas ouvia a música e criava o que parecia certo. Outros artistas têm conceitos que se adaptam às suas próprias equipes, e se tivéssemos tentado segui-los, não teria se encaixado no nosso estilo. Então, em vez de focar nas tendências, eu me concentrei no que se encaixava em nós. Enquanto ouvia as músicas, me peguei pensando: “Ah, esse tipo de coreografia combina muito com o 1VERSE”, e construí a partir daí.

NATHAN: Acho que mesmo seguindo as tendências do mercado, ainda buscamos ser nós mesmos, como adicionar nossos próprios toques aos desafios de dança. Não importa o que aconteça, sempre tentamos garantir que nossas personalidades brilhem em nossos vídeos, porque é por isso que os fãs nos conhecem e é com quem nos sentimos confortáveis. Então, de certa forma, não há muita pressão!

KENNY: A ideia de que precisamos equilibrar autenticidade e tendências globais não existe para nós. É tudo uma questão de perspectiva, e a minha é que, se nossa música for boa e passarmos um bom tempo elaborando-a com amor e nos esforçando ao máximo, ela dará bons resultados. Na minha jornada como compositor, tenho me dedicado a todas as minhas criações, e algumas delas entraram em nossos álbuns. Então, acho que você pode ser autêntico e que não precisa seguir tendências para interessar o público.

SEOK: Não sei se consigo ignorar completamente as tendências. Mas acredito que, em tudo, a sinceridade é o mais importante. Então, acho que, quando se trata dos meus esforços criativos, o instinto é onde mais me apoio.

1VERSE
1VERSE (Singing Beetle)

Quando não estão trabalhando com música, o que gostam de fazer para relaxar ou encontrar novas inspirações?

HYUK: Às vezes leio livros, assisto a filmes ou jogo. Também adoro o mar, então gosto de ir à praia de vez em quando. Mas os melhores momentos são quando saímos todos juntos. Não importa onde estejamos, seja apenas curtindo à beira do rio ou indo ao cinema, sempre nos divertimos muito. Tiramos muita inspiração e energia positiva desses pequenos momentos do dia a dia que compartilhamos.

AITO: Nos meus dias de folga, gosto de fazer longas caminhadas. Sinceramente, acho que é o único momento em que consigo realmente relaxar! E enquanto caminho, acabo pensando em coisas como: “Nossa, não seria legal se pudéssemos nos apresentar em um palco como este?”.

NATHAN: Adoro assistir a filmes no meu tempo livre para relaxar, seja na Netflix ou em alguma outra plataforma de streaming. Não acho que assistir a filmes tenha necessariamente uma correlação com minha inspiração musical, mas me ajuda a desenvolver minha imaginação. Também adoro escapar da realidade assistindo a filmes. É uma ótima maneira de recomeçar a vida e clarear a mente do trabalho constante que acontece fora do meu tempo livre.

KENNY: Gosto de malhar. É um hábito de autocuidado muito divertido! Eu particularmente adoro kickboxing porque alivia o estresse, que é proporcionado principalmente pelos nossos preciosos membros [risos].

SEOK: Fora da música, passo a maior parte do meu tempo me exercitando. Depois de um bom treino e muito suor, costumo recuperar as forças e a motivação ouvindo música ou áudios relaxantes, como faixas de meditação.

Quais artistas ou gêneros musicais têm inspirado vocês ultimamente?

HYUK: Muitos artistas e músicos sunbae me influenciaram, mas entre eles, acho que fui especialmente influenciado por Lil Peep… A profundidade de suas letras e a maneira como ele faz rap como se estivesse contando uma história realmente me chamaram a atenção. E também Post Malone, cuja habilidade de transitar por diferentes gêneros enquanto cantava e fazia rap definitivamente me impactou.

AITO: Recentemente fui ao show do SHINee sunbaenim e, sinceramente, foi uma verdadeira aula magistral. Desde como eles mantiveram a energia enquanto se apresentavam por três horas inteiras! Até como garantiram que seus fãs se divertissem mesmo durante os segmentos de conversa, aprendi muito!

NATHAN: Meu gênero musical favorito é R&B, mas tenho ouvido muito K-pop ultimamente e adoro me inspirar em outros ídolos, especialmente em suas apresentações ao vivo, porque é isso que também almejo fazer.

KENNY: Tudo. Principalmente se uma faixa tiver elementos de R&B, sempre há algo em que posso me inspirar. E se, enquanto ouço a música, uma certa sensação surge com uma melodia cativante, essa sensação geralmente me ajuda a guiar a música até o final. Ouço muita música boa todos os dias, então realmente encontro inspiração em tudo. Ultimamente, tenho adorado KATSEYE e seu novo álbum.

SEOK: Ultimamente, tenho ouvido muitas músicas da Choi Yuree. As emoções e as letras que ela expressa em suas músicas realmente ressoam comigo. Às vezes, quando estou cansada, fecho os olhos e ouço, e isso até me ajuda a dormir.

Para encerrar, podem compartilhar um fato divertido ou surpreendente sobre vocês que o público ainda não saiba?

HYUK: Eu tomo pelo menos três xícaras de café por dia.

AITO: Eu gosto de piadas de pai… Então, mesmo sendo o maknae, também sou meio velho no fundo… Ou pelo menos tenho o senso de humor de um.

NATHAN: Eu tive a maior pontuação no aplicativo Tetris para celular lá no Arkansas (EUA)!

KENNY: Eu gosto de colecionar chapéus e sapatos.

SEOK: No aplicativo FlipFlap, estou atualmente no “Iniciante 3”, que na verdade é o quarto nível do aplicativo! Até meu gerente não entende por que ainda estou apenas no nível Iniciante (risos).

1VERSE (Singing Beetle)
1VERSE (Singing Beetle)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.