Você está lendo
Teu DJ predileto do Lollapalooza é um dos maiores ídolos do basquete

Teu DJ predileto do Lollapalooza é um dos maiores ídolos do basquete

Shaquille O'Neal também conhecido como Shaq —também conhecido como DJ Diesel

O Lollapalooza 2026 anunciou seu line-up para a edição de 2026, que acontece nos dias 20, 21 e 22 de março, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Entre os mais de 70 artistas escalados, uma presença inusitada chama a atenção: o ex-astro da NBA Shaquille O’Neal, que agora força os graves nos palcos como DJ Diesel.

VEJA TAMBÉM
Estande Smirnoff no Lollapalooza 2025

A relação de O’Neal com a música vem de longa data. Durante sua primeira temporada na liga, em 1993, ele lançou o álbum de rap “Shaq Diesel”, que recebeu certificado de platina. Embora tenha deixado a carreira de rapper em 2001, nunca abandonou os beats — reinventando-se como DJ. Hoje, DJ Diesel percorre o mundo com seu show de música eletrônica “Summer of Bass”, que já passou por festivais como o Tomorrowland, em 2019, e o próprio Lollapalooza, no mesmo ano.

Shaq também criou seus próprios festivais —”Shaq’s Fun House” e “Shaq’s Bass All Stars” — e segue lançando novos trabalhos. Em julho, apresentou o EP “M.D.E.” (Most Dominant Ever), com nove faixas e colaborações de nomes como Virtual Riot e Ivory.

A carreira multifacetada de Shaq também inclui o cinema e a televisão: ele estrelou Steel – O Homem de Aço” (1997), participou de filmes como “Todo Mundo em Pânico 4” e fez aparições em séries como “Eu, a Patroa e as Crianças” e “Segura a Onda”.

Quem viu disse que é massa

No Lolla 2026, ele sobe às picapes trazendo sua fusão de dubstep, hardstyle e electro house, prometendo um dos momentos mais curiosos e energéticos do festival. Quem assistiu aos shows lá na gringa aprovou.

Donny McHenry, dono de um blog voltado para o basquete, se arriscou a fazer a única crítica musical do site Lakers Outsiders por causa da aventura de Shaq nas pickups. “Shaq até toca alguns hip-hops, mas ele é 100% um DJ de EDM. A música dele consiste um dubstep que, por vezes, é meio molengão, com sons robóticos e graves que estouram em sua cara”, explica.

De acordo com o escriba, o show começou com “Jesus Walk”, de Kanye West, mas não só: uma pessoa caracterizada de Jesus é quem fez as honras da casa. Assista:

“A introdução, então, se transformou em música EDM alta e com graves pesados. O show incluiu muitas imagens de Shaquille O’Neal enterrando bolas  durante sua passagem pela NBA, além de um vídeo de David Stern anunciando a chegada de O’Neal à NBA na noite do draft, quando o Orlando Magic o selecionou como número um no draft de 1992. Durante todo o show, o DJ Diesel incitava a plateia a ‘quebrar os trilhos, porra’. Ele se referia aos trilhos que bloqueiam a entrada da plateia no palco, o que, tenho certeza, deixou a equipe de segurança animada. Além disso, o DJ Diesel gritava para a plateia abrir alguns mosh pits, de novo, seguido de “porra”. Mesmo inevitavelmente exaustos, a plateia respondeu, promovendo muitos moshs. Em um momento incrível, me virei e vi o que parecia ser um homem de 60 anos no meio de um mosh pit. O resto da plateia ficou tão feliz em ver o homem lá dentro que o içaram nos ombros como se ele fosse Shaquille O’Neal vencendo um campeonato da NBA”, conta.

O blog Shameless SF assistiu o recente set do DJ Diesel em julho deste ano. Segundo escreve Jared Stossel, a “energia estava a mil quando o inigualável subiu ao palco e derrubou a casa com um set de uma hora e meia. ‘Cadê meu mosh pit? Quero ver meu mosh pit, porra!’, gritava ele ao microfone com uma voz grave de barítono, exalando uma energia que combinava com as músicas que ele tocava a noite toda, que arrebentavam o subwoofer”, conta.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.