Você está lendo
Diretor do Linkin Park revela segredos da turnê ‘From Zero’

Diretor do Linkin Park revela segredos da turnê ‘From Zero’

Banda traz 82 toneladas de equipamento ao Brasil em novembro

Linkin Park se apresentou como show de abertura da final da Champions League 2025 (Instagram Linkin Park)

O Linkin Park retorna ao Brasil nos próximos dias. A segunda passagem da banda no país com a turnê “From Zero” promete emocionar o público em Curitiba, São Paulo e Brasília. Os ingressos estão à venda no site da Ticketmaster Brasil.

VEJA TAMBÉM
Ringo Starr

Quem comanda a turnê do Linkin Park nos bastidores é Jim Digby. O produtor, com mais de 40 anos de carreira, já trabalhou com artistas como The Killers, Neil Young, Backstreet Boys e Phil Collins.

“Não somos pagos para sermos vistos. Nosso trabalho, quando feito corretamente… permanecemos invisíveis e vocês, o público, não percebem a magia dos bastidores”, disse Digby em entrevista recente para a organização sem fins lucrativos Project Management Institute.

A paixão de Digby pela produção de eventos começou muito antes das turnês em estádios. Ainda criança, ele ajudava nas questões técnicas das apresentações escolares. Mais velho, ele trabalhou em casas noturnas nos Estados Unidos até ser contrato pela Disney World. Nos shows dos parques, Digby foi responsável pelos efeitos especiais das performances.

Após participar de uma turnê nacional em comemoração ao 200º aniversário da Declaração de Direitos, o produtor conquistou participações em projetos como o “MTV Unplugged”. Seu primeiro cargo de gerente de produção veio logo depois

“Em 1994, enquanto trabalhava na MTV, tive a oportunidade de trabalhar com Hootie and the Blowfish. Foi meu primeiro trabalho como gerente de produção.”

Digby trabalha com o Linkin Park há quase 25 anos. “Já trabalhei com dezenas de bandas, mas esta me faz sentir em casa”, disse o produtor. “Tive a rara bênção de me envolver de uma forma mais profunda do que a maioria das pessoas na minha função jamais consegue.”

“Eles sempre foram profissionais. Sempre trataram o negócio como um negócio. E entender o negócio de forma diferente da maioria dos meus colegas me destacou para eles. Há uma sinergia entre nossos valores compartilhados e nossa perspicácia profissional.”

A função de Digby é transformar os sonhos criativos dos artistas em realidade. “[O trabalho] está enraizado em entender como o artista se comunica, como as partes interessadas ao seu redor se comunicam e em trabalhar em conjunto com todas essas entidades díspares para cumprir a missão.”

Na turnê “From Zero”, o time de produção viaja com 22 carretas. O “show” do Linkin Park pesa 82 toneladas. “Temos cerca de 100 pessoas na estrada conosco. Todos aqui são de um setor diferente, e todos nós conseguimos proporcionar essa forma de arte colaborativa juntos”, disse Digby ao site.

Segurança em primeiro lugar
Digby é fundador da Event Safety Alliance, uma organização sem fins lucrativos, impulsionada por associados e dedicada a promover a “segurança da vida em primeiro lugar” em todas as fases da produção e execução de eventos.

O produtor criou a organização após testemunhar acidentes graves em palcos ao redor do mundo.

Em 1992, James Hetfield, do Metallica, ficou gravemente ferido por um efeito especial de chamas, o que levou a um tumulto envolvendo 55 mil fãs no Estádio Olímpico de Montreal.

Além disso, também atuou como stage manager no palco principal do Woodstock ’99, onde 200 mil participantes se envolveram em incêndios generalizados e uma confusão que virou documentário na Netflix.

Linkin Park no show em São Paulo
Linkin Park no show em São Paulo (Patrícia Devoraes/Brazil News)

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.