Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Dexter ganha processo contra Pablo Marçal após utilização de ‘Oitavo Anjo’

Coach concorria à prefeitura de São Paulo em 2024

dexter pablo marcal

O rapper Dexter (Reprodução)

O rapper Dexter venceu o processo movido contra Pablo Marçal. Na ação que corre na Justiça de São Paulo, o empresário e influenciador foi condenado por utilizar a música “Oitavo Anjo” sem permissão durante a campanha à Prefeitura de São Paulo em 2024. Marçal ainda pode recorrer.

A música de Dexter foi utilizada por Marçal sem autorização prévia. O candidato usou trechos da música em uma entrevista ao vivo, cortes publicados nas redes sociais, inclusive com menções ao cantor e ao trecho “acharam que eu estava derrotado, quem achou, estava errado”.

Durante a corrida eleitoral, Marçal utilizou-se várias vezes do rap paulistano para afirma-se como um candidato que também entendia a realidade da cidade. Em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura, ele também citou “Diário de um Detento” —clássico maior da discografia dos Racionais MCs.

De acordo com a defesa do cantor e das empresas responsáveis pelos direitos autorais da obra, o autor e intérprete “se opõe veementemente à ideologia defendida pela candidatura do corréu, bem como houve grave ofensa à sua honra e reputação, bem como desrespeito à integridade de sua obra”.

À época, a defesa de Dexter declarou: “O rapper não autorizou em qualquer momento o uso de sua obra para fins eleitorais. Muito menos o uso de sua música Oitavo Anjo na campanha política do candidato a prefeito de São Paulo do partido PRTB. Até porque as ideias do referido candidato não refletem em hipótese alguma a posição e opinião política pessoal do artista”.

O valor da indenização por danos morais foi fixado em R$ 20 mil a ser pago diretamente ao artista. Além disso, o influenciador deverá arcar com uma indenização por danos materiais às empresas Atração Produções Ilimitadas Ltda. e Atração Fonográfica Ltda., que detêm os direitos autorais da canção.