Você está lendo
Dexter e João Wainer mantêm parceria de 26 anos em novo clipe; saiba mais

Dexter e João Wainer mantêm parceria de 26 anos em novo clipe; saiba mais

Diretor e rapper estreitam laços em novo projeto, 'Vida que Segue'

Dexter

O rapper Dexter lançou nesta sexta-feira (17) o single autoral “Vida que Segue“. A faixa marca o início de uma nova fase do cantor e anuncia seu aguardado álbum, “Frustrações, Dogmas, Convicções“, o primeiro disco de estúdio de inéditas em dez anos, desde “Flor de Lótus” (2015).

VEJA TAMBÉM
Ministério das Mulheres

O rapper explicou que o trabalho busca ser um instrumento de suporte. “O trabalho pretende atingir aqueles que precisam de um sopro de esperança para passar por momentos difíceis e que não tem recursos para se tratar. É, sobretudo, para os nossos, que estão precisando, sabe? Muitas vezes o hip hop é isso para nós, ele nos salva”, disse Dexter.

A canção é uma homenagem e uma reflexão sobre o jovem periférico, pobre e preto, que lida com depressão e angústia.

O videoclipe de “Vida que Segue” é dirigido por João Wainer, jornalista e cineasta reconhecido por seu trabalho no audiovisual brasileiro. A colaboração entre os dois é de longa data: todos os videoclipes da carreira solo de Dexter foram dirigidos por Wainer, com a parceria se iniciando em 1999.

Dexter descreveu o relacionamento de amizade e trabalho: “Gosto muito de trabalhar com o João, ele tem um sentimento refinado quando se trata de desenvolver alguma coisa com rap. Ele é um monstrão, bastante respeitado e generoso, além de ser meu amigo, meu parceiro”.

João Wainer reforçou a importância do trabalho em conjunto, comparando o chamado do rapper a uma convocação. “Quando o Dexter me liga me chamando para um clipe é igual quando o exército manda uma carta para sua casa te convocando para a guerra, não existe a possibilidade de eu dizer não,” disse o cineasta. Wainer completou: “Para mim é sempre um orgulho e uma honra fazer os clipes dele e eu vou fazer para o resto da minha vida, já são muitos anos de parceria, de amizade e de trabalho”.

A carreira de João Wainer inclui destaque internacional. Ele foi o primeiro diretor brasileiro (junto com Ricardo Souza) a vencer o Prêmio VMA (Video Music Awards) com “FUNK RAVE”, de Anitta, em 2023.

Detalhes do novo videoclipe de Dexter com João Wainer

O videoclipe de “Vida que Segue” retrata a vida do rapper: sua adoção, adolescência e vida adulta, tudo ambientado em um barraco que remete à casa onde o artista cresceu. O rapper é interpretado por Nego Bala na fase jovem, um ator que, segundo a produção, “conhece o sentimento e o sofrimento de um jovem preto periférico excluído da sociedade”. O elenco conta ainda com Preta Ferreira como a mãe biológica de Dexter, Mônica Nêga como sua mãe de criação e Carlos Dafé interpretando seu pai.

João Wainer detalhou o processo de produção: “Foi um trabalho que a gente tentou fazer da forma mais sensível e respeitosa possível, tentando mostrar as consequências que um ambiente de total vulnerabilidade como esse retratado em cena podem causar em uma criança. Na nossa interpretação, essa cena da adoção que abre o clipe é o verdadeiro nascedouro do ‘oitavo anjo’ que a gente conhece hoje”. O diretor resume a narrativa: o clipe começa com a adoção e termina com Dexter sendo “ovacionado em cima do palco”.

A mensagem do trabalho de Dexter é a de que a cultura do hip-hop é uma “tábua de salvação”. Ele fala sobre superar dificuldades, tristeza, depressão, crise de ansiedade e o racismo. “Minha música nunca é feita apenas para curtição, mas, também, para reflexões”, concluiu o artista.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.