Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Dave Grohl explica demissão de Josh Freese do Foo Fighters

não fui só eu", disse Grohl a Zane Lowe

Dave Grohl, do Foo Fighters, no The Town

Dave Grohl, do Foo Fighters, no The Town (Renan Olivetti/The Town)

Dave Grohl falou pela primeira vez sobre a saída de Josh Freese dos Foo Fighters, explicando que a decisão de dispensar o baterista foi coletiva e não aconteceu da noite para o dia. Em uma nova entrevista com Zane Lowe, Grohl refletiu sobre as discussões internas da banda após a saída de Freese no ano passado.

Freese, que assumiu a bateria do grupo em 2023 após a morte de Taylor Hawkins, revelou em maio que havia sido dispensado, escrevendo no Instagram que a banda decidira seguir uma direção diferente com seu baterista e que nenhum motivo foi dado. Grohl disse que a banda passou meses discutindo os próximos passos antes de tomar a decisão.

Naqueles seis ou sete meses, como banda, conversamos sobre o que fazer a seguir, uma nova direção, e pensamos: OK, vamos ligar para o Josh e avisá-lo que vamos seguir em frente com um baterista diferente, disse Grohl. Nós ligamos, como banda, todos nós ligamos, não fui só eu.

Grohl descreveu a conversa como direta e afetuosa. Basicamente, ligamos para o Josh e dissemos: Cara, isso foi incrível. Foi sensacional, muito obrigado, mas vamos seguir em frente e encontrar outro baterista. Após a ligação, Grohl observou que a banda optou por não se pronunciar publicamente sobre a situação na época.

Depois disso, não fizemos nenhum comunicado à imprensa, não publicamos nada no Twitter nem demos entrevistas. Não dissemos nada, afirmou. Desde então, muito se tem falado sobre isso, mas acho que Josh resumiu bem a situação quando disse que não sentia que nossa música realmente o tocava, e isso é muito importante.

Desde então, Freese voltou a integrar o Nine Inch Nails e recentemente substituiu o Weezer durante a turnê australiana da banda no Good Things Festival. Os comentários de Grohl surgem enquanto os Foo Fighters se preparam para lançar seu 12º álbum de estúdio, “Your Favorite Toy”, previsto para 24 de abril. A banda lançou a faixa-título na sexta-feira, e Grohl a descreveu como um momento crucial na definição da direção do novo disco.

“Your Favorite Toy” foi realmente a chave que desbloqueou o tom e a direção energética do novo álbum, disse Grohl. Nós a encontramos por acaso depois de experimentar diferentes sons e dinâmicas por mais de um ano, e no dia em que ela tomou forma, eu soube que tínhamos que seguir seu exemplo. Foi o pavio para o barril de pólvora de músicas que acabamos gravando para este disco. Parece novo.

O anúncio do álbum chega antes da próxima turnê de estádios pela Austrália e Nova Zelândia, programada para acontecer entre novembro de 2026 e janeiro de 2027. Freese juntou-se aos Foo Fighters em 2023, durante um período de transição após o falecimento repentino de Hawkins em 2022. Sua passagem marcou um capítulo significativo na evolução do grupo, que continuou em turnê e gravando mesmo após a perda.

Com um novo álbum a caminho e datas de turnê internacional agendadas, os comentários de Grohl oferecem a explicação mais clara até agora sobre a decisão da banda de fazer mais uma mudança na formação.

Este texto foi adpatado/traduzido da Billboard. Leia o texto original, em inglês, aqui