Criador de dancinha para ‘Apple’, de Charli XCX, quer processar o Roblox
Coreografia criada para ‘Dress To Impress’ bombou no final de 2024


Kelley Heyer, a criadora do fenômeno viral “Apple Dance”, sucesso no TikTok, entrou com uma ação contra o Roblox, segundo informações do site Polygon.
A faixa “Apple”, lançada por Charli XCX em agosto do ano passado como parte do álbum Brat, rapidamente viralizou, impulsionada pela coreografia criada por Heyer no TikTok. Aproveitando a popularidade da música, Roblox lançou uma atualização oficial inspirada em Charli XCX para o mini-game de moda “Dress To Impress”, incluindo uma emote que reproduzia a dança criada por Heyer.
Wreck the wardrobe, rot the runway. Compete for ‘Top brat’ in Dress To Impress. pic.twitter.com/jO53NThZ0g
— Roblox (@Roblox) August 19, 2024
Segundo a ação judicial aberta na Califórnia esta semana, Heyer afirma que negociava uma licença oficial com a plataforma, mas o Roblox teria liberado o emote antes que qualquer acordo fosse firmado. Durante os dois meses em que esteve disponível, mais de 60 mil usuários compraram a dança no jogo. A criadora, que já licenciou a coreografia para Fortnite e Netflix, alega não ter recebido compensação financeira pelo uso do Roblox.
“Kelley é uma criadora independente que merece ser compensada de forma justa por seu trabalho”, afirmou a advogada Miki Anzai. “Roblox usou a propriedade intelectual dela sem um acordo assinado, e vimos como única opção recorrer à justiça. Ainda estamos abertos a um acordo pacífico.”
Em resposta às alegações, Roblox declarou que leva muito a sério a proteção de propriedade intelectual e está confiante na legalidade de suas ações, esperando esclarecer a questão judicialmente.
Recentemente, Roblox também entrou na mira da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC), que investiga possíveis manipulações financeiras envolvendo a plataforma.
Charli XCX, por sua vez, chamou a atenção recentemente após aparecer com uma faixa afirmando que ela deveria ter sido headliner do Coachella no lugar do Green Day, irritando fãs da banda pop-punk.
Enquanto isso, Amy Lee, do Evanescence, compartilhou publicamente seu amor pela série The Legend Of Zelda, revelando que seu único tatuagem é inspirada na famosa franquia de videogames.
ssss