Você está lendo
Como Taylor Swift e Harry Styles ‘salvaram’ loja de discos mais antiga do mundo

Como Taylor Swift e Harry Styles ‘salvaram’ loja de discos mais antiga do mundo

Fundada em 1894, Spillers, do País de Gales, enfrentou crise e se reergueu

Avatar de Liv Brandão
Spillers Records store front billboard 1548 1

Ashli Todd nunca sonhou em ter uma loja de discos. Embora seu pai, Nick, tivesse administrado a Spillers Records em Cardiff, País de Gales, por décadas e ela tenha ajudado na loja para ganhar um dinheiro extra, ela insiste que nunca houve discussões para que ela o sucedesse. Entretanto, na virada dos anos 2000, quando Nick decidiu se aposentar e vender a loja para se livrar do aluguel exorbitante, de um divórcio e da queda vertiginosa das vendas de música física, Ashli percebeu que algo precisava ser feito para preservar essa relíquia da história da música.

A Spillers Records, fundada em 1894 por Henry Spiller no Queen’s Arcade de Cardiff, tem a fama de ser a loja de discos mais antiga do mundo. A ideia de perder esse marco histórico era inconcebível para Ashli, motivando-a a tomar medidas para salvar a loja de seu iminente fechamento.

VEJA TAMBÉM
Jão e Taylor Swift

Embora uma loja de música física não fosse vista, em 2010, como um bom investimento, Ashli via sinais que a fizeram acreditar que o mercado de vinil melhoraria. Um desses sinais era o Record Store Day, um evento nos Estados Unidos que estimulava os entusiastas do vinil no Reino Unido a apoiar lojas independentes em dificuldades.

Junto a isso estava a influência de Jack White e sua gravadora Third Man Records, que estavam trazendo o vinil de volta como um produto atrativo. Foi assim que Ashli percebeu que o futuro da Spillers poderia não ser tão sombrio como seu pai temia.

A recuperação da Spillers não foi imediata, mas finalmente aconteceu. Em 2010, após o aluguel na antiga localização ter aumentado, Ashli mudou a loja para um local próximo e reabriu a Spillers sob sua gestão. Atualmente, a empresária luta com problemas mais operacionais do que existenciais, incluindo o aumento dos preços dos vinis, tempos de retorno lentos e atrasos na entrega causados pela escassez de mão de obra resultante do Brexit.

Conforme Ashli avança em sua segunda década à frente da Spillers, sua admiração pelo trabalho árduo do pai só aumentou. E ela está ainda mais animada com as mudanças demográficas de sua base de clientes. O interesse renovado dos jovens pelo formato do vinil, principalmente devido à popularidade de artistas como Taylor Swift e Harry Styles, tem sido uma fonte de entusiasmo para ela.

“É lindo ver quais artistas permaneceram relevantes”, diz Ashli. A história da Spillers Records ainda está sendo escrita, e graças a ela, a loja de discos mais antiga do mundo ainda recebe fãs de música de todas as gerações.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.