Como profissionalizar a carreira na música: lições de Anita Carvalho
Empresária e especialista em music business fala sobre estratégia e formação

No episódio mais recente do podcast Cabos e Cases, Anita Carvalho, empresária artística e especialista em music business compartilha ideias e vivências que lançam luz sobre um dos maiores gargalos da indústria da música no Brasil: a falta de formação profissional. “Ainda é comum que um artista invista num disco, num show, mas não saiba como monetizar, divulgar ou transformar aquilo em negócio. Falta estratégia. Falta gestão”, afirma.
Anita fala com a propriedade de quem vive os dois lados do balcão: empresária de artistas e criadora de uma das principais escolas de capacitação do setor, a Music Rio Academy. “O curso nasceu da pergunta: o que eu gostaria que tivessem me contado antes de começar?”, conta. Hoje, a maioria dos coordenadores da escola são mulheres e, para Anita, isso já não é uma intenção, mas uma consequência natural da ocupação de espaços.
A conversa passa por temas como políticas públicas, o exemplo da Coreia do Sul no investimento em cultura, a profissionalização como caminho para a sustentabilidade artística e a importância de ver o artista como um produto: com planejamento, cronograma, objetivos e gestão financeira. “Música é um serviço. O fã é um consumidor. E o empresário é o CEO dessa marca”, resume.
Anita defende que artistas e profissionais do setor precisam enxergar suas carreiras como negócios; com missão, metas e estratégia. “A primeira vez que trabalhei com planejamento estratégico, minha empresa teve um resultado 49% melhor do que eu esperava”, conta. Para ela, a falta de visão estruturada faz com que muitos artistas invistam sem saber como vão rentabilizar o que produzem.
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