‘Automotivo Bibi Fogosa’: hit brasileiro que ganhou a Ucrânia é fruto dos acasos
Bibi Babydoll e DJ Brunin MX tornaram possível uma história de caminhos errantes
Bibi Babydoll procurou Mu540. A publicitária e performer, de nome real Beatriz Alcade Santos, queria acrescentar o ofício do canto às habilidades da personagem hétero-provocativa que forjou em apresentações cheias de fogo e faíscas pelos palcos de Curitiba. Mas o produtor paulista não pegou pra si a tarefa, passando-a para o caxiense DJ Brunin MX, produtor novato que, após ser ajudante de pedreiro, tornou-se capaz de misturar o universo otaku com a linguagem do funk automotivo de São Paulo de tal forma que tornou a fórmula acessível não só para o Brasil, mas também para a Ucrânia.
Sim. No quarto episódio da série Como Nasce a Música, a cantora e compositora contou como “Automotivo Bibi Fogosa” tornou-se uma realidade após essa série de vontades, encontros e desencontros. “Eu queria fazer uma música que eu pudesse usar no meu show de fogo e, assim, foi saindo ‘é tesão, é humor’, e foi saindo. E por isso, eu acho, que foi hitando no Brasil e no mundo. É um tema muito universal, que todo mundo sente”, explica Bibi. “Quando o Mu540 viu a música estourando, ele disse ‘nossa!'”.
A canção chega na Ucrânia a partir de uma série de acasos. Um perfil chamado “bomdiafunk” do Tik Tok com o qual Brunin MX tinha contato postou, sem avisar, a canção. O motivo desse “sem avisar” é porque, dias antes, o moderador da página, Diego Andrade, havia subido uma outra música de Brunin cheia de intervenções. O produtor fluminense não curtiu, e pediu para derrubar o vídeo. Como uma espécie de bonificação, a página subiu um novo vídeo e, aleatoriamente, escolheu “Bibi Fogosa”. Viralizou e internacionalizou.
O resto você descobre no Como Nasce a Música: