Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Como inteligência artificial ajudou no som do filme ‘Elis e Tom’?

Lançamento do trabalho está marcado para 21 de setembro

Elis Regina e Tom Jobim

Elis Regina e Tom Jobim (Reprodução)

Estreia na próxima quinta-feira (21)  o filme “Elis e Tom, Só Tinha de Ser com Você“, que mostra os bastidores da gravação do clássico álbum da MPB. Elis Regina e Tom Jobim lançaram o disco em 1974, após uma temporada em estúdio em Los Angeles, EUA.

O filme contém imagens inéditas feitas por Roberto de Oliveira, que assina a direção e o roteiro. Em entrevista ao programa Encontro com Bial”, da TV Globo, Oliveira contou como a inteligência artificial foi importante para construção do filme.

Segundo o diretor, o álbum de 1974 foi gravado nos EUA em 16 canais. No entanto, para realizar a conclusão no Brasil, o trabalho foi reduzido para oito canais. Para tentar recuperar a qualidade e a divisão original, a produção recorreu a ajuda da tecnologia.

“Como não conseguimos recuperar a fita de 16 canais com todos instrumentos separados, tivemos os recursos de tecnologia que permitiram fatiar um pouco esse áudio. Gravei muita coisa em som ambiente também. O filme tem uma ambientação que parece bem nos sons dos cinemas, e utilizamos a inteligência artifical para compensar o fato de não termos as fitas com todos os canais separados”, explicou Oliveira.

Histórico

Recentemente, o nome de Elis Regina esteve ligado ao uso de inteligência artificial, mas em outro modelo.

Para celebrar os 70 anos da empresa no Brasil, a empresa Volkswagem fez um comercial recriando a imagem de Elis por meio de inteligência artificial, com a cantora interagindo com sua filha, Maria Rita.

À época, o comercial emocionou parte do público. Outra parte criticou o uso da canção “Como Nossos Pais”, de Belchior, e a presença de Elis num contexto que poderia desagradar a cantora, morta em 1982.