Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Cofundador do Bonnaroo, Jonathan Mayers morre aos 51 anos

Jonathan Mayers criou a empresa Superfly em 1996

Jonathan Mayers

Jonathan Mayers (Reprodução)

Jonathan Mayers, cofundador da Superfly Entertainment e também cofundador de festivais de música inovadores como Bonnaroo e Outside Lands, morreu aos 51 anos.

“Esta é uma notícia incrivelmente difícil para muitos de nós”, disse Coran Capshaw, fundador da Red Light Management, à Billboard. “Jon foi a força criativa por trás de muitas das experiências que as pessoas tiveram no Bonnaroo, Outside Lands e em muitos outros eventos ao longo dos anos. Sentiremos muita falta dele.”

Mayers cresceu a uma hora de Nova York e estudou na Universidade Tulane, em Nova Orleans, onde se formou em 1995.

Seu primeiro contato com a indústria musical foi por meio de seu trabalho com a famosa casa de shows Tipitina’s, em Nova Orleans, e da celebração do Jazz Fest, que dura há muito tempo.

Ele foi cofundador da empresa de promoção Superfly em 1996 com Rick Farman, Richard Goodstone e Kerry Black, e apresentou seu primeiro show durante o Mardi Gras com os Meters, Maceo Parker e a Rebirth Brass Band.

Em 2002, os quatro homens lançaram e esgotaram os ingressos do primeiro Bonnaroo após descobrirem o local perfeito para o festival, a uma hora de Nashville, em Manchester, Tennessee.

Em parceria com o promotor Ashley Capps, da AC Entertainment, o agente Chip Hooper, da Paradigm, e o empresário Coran Capshaw, da Red Light — e garantindo atrações principais como Trey Anastasio, do Phish, e Phil Lesh e Bob Weir, do Grateful Dead —, os homens criaram um festival para 70 mil pessoas que se tornaria o modelo para centenas de outros festivais de música em todo o país.

Em 2005, o Superfly de Mayers lançou o Vegoose em Las Vegas, com programação em diversos locais da cidade. O primeiro festival atraiu aproximadamente 37 mil visitantes, e Mayers e sua equipe o administraram por três temporadas antes de optarem por encerrá-lo.

Mayers também fez parceria com a Another Planet Entertainment na área da Baía de São Francisco em 2008 para lançar o Outside Lands no Golden Gate Park, em São Francisco.

Em 2017, Mayers liderou esforços de parceria com a Viacom e a Comedy Central para produzir um festival de comédia em larga escala, com apresentações em ambientes fechados e ao ar livre, em São Francisco, chamado Clusterfest, que incluiu apresentações de Kevin Hart, Amy Schumer, Jon Stewart e Trevor Noah.

Enquanto trabalhava no Clusterfest, Mayers começou a interagir com os principais detentores de direitos de cinema e TV e criou um novo conceito de experiência que permite aos fãs “entrar” em alguns de seus programas de TV favoritos em cenários de TV recriados.

Mayers e sua equipe licenciaram os direitos de séries como “Seinfeld”, “The Office”, “South Park”, “Arrested Development”, “It’s Always Sunny in Philadelphia” e “The Daily Show” para criar experiências imersivas para os fãs, visitadas por centenas de milhares de fãs.

Para a série “Friends” Mayers liderou esforços para criar experiências pop-up em diversas cidades, incluindo Nova York, Boston e Atlanta.

Apesar do sucesso, o relacionamento de Mayers com seus cofundadores da Superfly começou a se deteriorar durante a pandemia de Covid-19 e, em agosto de 2021, ele foi demitido da empresa.

No início de 2022, Mayers processou a Farman, a Goodstone and Black e as acusou de falsidade ideológica, quebra de contrato e fraude por supostamente terem oferecido um preço baixo para suas ações na Superfly.

A denúncia também citava o Virgo Investment Group, um fundo de private equity da Califórnia; Mayers alegou que seu principal executivo, Jesse Watson, o enganou por meses, prometendo US$ 5 milhões em financiamento antes de demiti-lo no verão passado. Em 20 de janeiro de 2023, um juiz de Nova York indeferiu o processo.

Os ex-sócios de Mayers na Superfly divulgaram um comunicado hoje à Billboard, escrevendo: “Estamos com o coração partido com o falecimento de Jonathan. Ele era uma parte querida da história da Superfly, entrelaçado à sua história e legado. Além do papel que desempenhou em trazer alegria a milhões, sentiremos falta de sua sagacidade afiada, sorriso contagiante e risada contagiante. Ninguém poderia iluminar um ambiente como Jon.”

Após deixar a Superfly, Mayers começou a trabalhar em um novo projeto chamado Core City Detroit, que buscava arrecadar fundos para investir em um “bairro culturalmente rico, ancorado por um campus musical que oferece serviços, infraestrutura e moradia de classe mundial para artistas e indústria locais/nacionais, além de experiências de entretenimento para o público”, de acordo com um relatório de investimentos sobre o projeto. A Fase 1 do projeto Core City Detroit incluiu um restaurante drive-in com a renomada chef Kiki Louya e a reforma de uma antiga fábrica de picles em um complexo de produção musical.

O amigo de longa data de Mayers, Peter Shapiro, fundador da Dayglo Presents e do Brooklyn Bowl, descreveu-o como um gênio criativo que tinha um profundo amor pela música ao vivo e uma visão de como ela evoluiria nas próximas duas décadas.

“Jonathan foi um dos verdadeiros visionários do mundo dos shows modernos e uma das mentes centrais por trás do Bonnaroo”, disse Shapiro à Billboard. “Todos os festivais modernos são, de alguma forma, construídos a partir da visão dele.”

Diretores da Another Planet Entertainment emitiram um comunicado à Billboard após o falecimento de Mayers. “Jonathan era uma luz brilhante, sempre impulsionando ideias novas e criativas no mundo do entretenimento”, disseram. “Ele era um visionário que foi essencial para a fundação e o espírito do Outside Lands. Todos na família Another Planet sentirão muita falta dele.”