Coachella 2025 expande ‘Soberchella’ com mais bebidas sem álcool do que nunca
Festival acontece em Indio, na Califórnia


Em 2009, o Coachella apresentou seu primeiro “Soberchella” – uma experiência sóbria no famoso festival de música e artes em Indio, Califórnia. Desde então, seus seguidores cresceram de um começo humilde como uma reunião do AA para um movimento popular.
Organizações como o Yellow Balloon Group, que apoia aqueles que vivem sem drogas em festivais, ajudaram a promover um ambiente mais inclusivo para os participantes sóbrios. Ainda assim, os primeiros anos do festival nem sempre foram conscientes dessa comunidade, e bebidas sem álcool estavam longe de ser comuns.
Ao longo dos anos, porém, as bebidas não alcoólicas evoluíram para uma forma de arte, com marcas expandindo continuamente os limites da criatividade em suas ofertas de 0,0%. Este ano, o Coachella está vendendo opções não alcoólicas mais criativas do que nunca.
A atmosfera geral do The New Bar no Coachella 2025 é animada e com um toque de sofisticação. A faixa etária dos clientes varia entre 18 e 50 anos, e eles estão sóbrios, curiosos sobre a sobriedade, apoiando seus amigos sóbrios ou praticando a popular estratégia de consumo “listras de zebra”, alternando entre bebidas alcoólicas e não alcoólicas para se manterem hidratados e presentes.
Por exemplo, em 2023, a marca afirma que as vendas de bebidas não alcoólicas no The New Bar dispararam antes do show do Bad Bunny, com os participantes se controlando antes de o rapper subir ao palco principal, demonstrando uma mudança cultural mais ampla em direção ao consumo consciente.
De acordo com a pesquisa anual com consumidores da NCSolutions, 49% dos americanos em 2025 estão tentando reduzir o consumo de álcool, com a Geração Z respondendo por 65% desse aumento por motivos como melhor saúde mental e física, aversão ao sabor do álcool e vício. Isso representa um aumento de 44% desde 2023.
Quais são as bebidas não alcoólicas mais populares que os clientes pedem no Coachella?
De acordo com os bartenders do The New Bar, coquetéis artesanais como o Golden Hour Marg, inspirado na tequila, feito com Almave Blanco Blue Agave de Lewis Hamilton, e o Easy Riser, feito com Optimist Botanicals, lima, limão, néctar de damasco e jalapeño, estão em alta demanda. Além disso, latas prontas para beber, como Classic Cosmo e Apero Spritz, para as pessoas beberem a caminho de um show, são compras populares.
“Muitos festivais acham que, se incluírem uma cerveja sem álcool no cardápio, estão cumprindo seu papel de cobrir a categoria e dar aos participantes ‘uma escolha’, mas não é isso que os consumidores querem”, diz Brianda Gonzalez, fundadora e CEO do The New Bar. “Eles querem a mesma experiência completa e elevada, e o nível de escolha que os consumidores de álcool têm.”
Os frequentadores desses estabelecimentos parecem ter o poder de ter opções de bebidas não alcoólicas, há muito esperadas, nesses festivais tradicionalmente ricos em álcool.
Um participante, que está sóbrio há três anos, observou que, no passado, o Coachella oferecia poucas – ou nenhuma – opções de bebidas pensadas e adaptadas para pessoas sóbrias, além de opções tradicionais como Coca-Cola ou outros refrigerantes.
“As bebidas são criativas e saborosas, e imitam a criatividade que as bebidas alcoólicas têm”, disse outro frequentador sóbrio do festival. Embora sempre houvesse alguns clientes no The New Bar a qualquer hora do dia, assim que o sol se punha, multidões faziam fila no bar para matar a sede após um dia de calor. Muitos expressaram que buscavam uma pausa da água pura ou do álcool, desejando algo mais criativo que pudesse reidratá-los ou ajudá-los a ficar sóbrios.
*Este texto é uma tradução da Billboard US
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