Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Chappell Roan rompe com agência Wasserman após revelações sobre Jeffrey Epstein

Cantora afirma que decisão reflete seus valores morais

Chappell Roan no Rock en Seine (Iwi Onodera/Billboard Brasil)

Chappell Roan no Rock en Seine (Iwi Onodera/Billboard Brasil)

Chappell Roan encerrou seu contrato com a agência Wasserman após a repercussão negativa sobre a conexão do fundador e CEO, Casey Wasserman, com o agressor sexual infantil Jeffrey Epstein e a traficante sexual condenada Ghislaine Maxwell.

“A partir de hoje, não sou mais representada pela Wasserman, a agência de talentos liderada por Casey Wasserman”, escreveu Chappell Roan no Instagram na segunda-feira (9).

“Exijo os mais altos padrões de minhas equipes e tenho o dever de protegê-las também”, continuou ela na publicação, que não menciona explicitamente Epstein ou Maxwell.

“Nenhum artista, agente ou funcionário deveria ser obrigado a defender ou ignorar ações que conflitam tão profundamente com nossos próprios valores morais. Tenho profundo respeito e gratidão pelos agentes e funcionários que trabalham incansavelmente por seus artistas e me recuso a ser conivente de forma passiva. Artistas merecem representação que se alinhe aos seus valores e apoie sua segurança e dignidade. Esta decisão reflete minha crença de que mudanças significativas em nossa indústria exigem responsabilidade e uma liderança que conquiste confiança”.

Representantes da Wasserman e de Roan não responderam imediatamente aos pedidos de comentário da Billboard.

Chappell Roan x Wasserman: entenda o caso

A declaração de Chappell Roan ocorre poucos dias depois de Bethany Cosentino, integrante da banda Best Coast e também contratada da Wasserman, pedir a renúncia de Wasserman da agência, afirmando em um post no Instagram que “fingir que isso não é um grande problema não é uma opção”. Nos dias seguintes, outros artistas independentes, incluindo Beach Bunny, Dropkick Murphys, Wednesday e Water From Your Eyes, também se manifestaram.

Em 30 de janeiro, o Departamento de Justiça divulgou um lote de mais de 3 milhões de arquivos adicionais relacionados à investigação de Epstein, revelando nomes extras de associados e amigos de Epstein e Maxwell. Wasserman apareceu em dezenas de e-mails em tom de flerte com Maxwell em 2003, incluindo um de 1º de abril de 2003 no qual ele escreveu: “Onde você está, sinto sua falta. Estarei em Nova York por 4 dias começando em 22 de abril… podemos marcar aquela massagem agora?”.

Em outro e-mail de 16 de março de 2003, Wasserman escreveu para Maxwell: “Então, o que eu tenho que fazer para te ver em uma roupa de couro justa?”.

Uma conexão entre Wasserman e Epstein foi documentada pela primeira vez há mais de duas décadas — vários anos antes de os crimes de Epstein se tornarem conhecidos — em um artigo para a New York, que relatou que Wasserman e sua então esposa, Laura Ziffren, voaram no avião de Epstein para uma missão relacionada à AIDS na África em 2002, que também contou com nomes famosos como o presidente Bill Clinton, Chris Tucker e Kevin Spacey.

Em 31 de janeiro, Wasserman enviou um comunicado ao The Hollywood Reporter, dizendo: “Lamento profundamente minha correspondência com Ghislaine Maxwell, ocorrida há mais de duas décadas, muito antes de seus crimes horríveis virem à tona. Nunca tive um relacionamento pessoal ou comercial com Jeffrey Epstein. Como está bem documentado, participei de uma viagem humanitária como parte de uma delegação com a Fundação Clinton em 2002 no avião de Epstein. Sinto muito por ter qualquer associação com qualquer um deles”.

Além de seu papel à frente de sua agência de talentos — que abriga artistas como Ed Sheeran, Coldplay, SZA, Noah Kahan, Lorde e Kenny Chesney —, Wasserman também atua como presidente do comitê organizador das Olimpíadas de Los Angeles 2028. Desde a divulgação desses arquivos, vários políticos locais pediram que Wasserman renuncie ao cargo.

[Este conteúdo foi traduzido da Billboard. Leia o texto original, em inglês, aqui.]