Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Carnaval RJ 2026: veja os enredos dos desfiles desta segunda (16)

Atual campeã, Beija-Flor é destaque

A cantora Rita Lee

Rita Lee é homenageada pela Mocidade Independente de Padre Miguel (Globo/Divulgação)

A Marquês de Sapucaí recebe nesta segunda-feira (16) a segunda das três noites de desfiles do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

A programação reúne agremiações como a atual campeã Beija-Flor de Nilópolis e a Unidos do Viradouro, que trazem enredos focados em ancestralidade e maestria rítmica.

Encerrando a folia, a Mocidade Independente de Padre Miguel e a Unidos da Tijuca utilizam o palco do samba para exaltar o legado de mulheres que desafiaram padrões e transformaram a cultura brasileira por meio de suas artes.

Veja os enredos dos desfiles desta segunda (15) no Rio:

Mocidade Independente de Padre Miguel

A Estrela Guia abre a segunda noite com “Rita Lee, a Padroeira da Liberdade”. A escola faz uma celebração psicodélica da rainha do rock brasileiro, exaltando a irreverência de Rita Lee e sucessos que marcaram gerações, como as músicas “Ovelha Negra” e “Lança Perfume”.

Beija-Flor de Nilópolis

A atual campeã busca o bicampeonato com o enredo “Bembé do Mercado”. O tema retrata a centenária cerimônia religiosa de Santo Amaro, na Bahia, reconhecida como o maior candomblé de rua do mundo, celebrada desde 1889 em comemoração à abolição da escravidão.

Unidos do Viradouro

A agremiação de Niterói presta um tributo ao seu próprio pulsar com o enredo “Pra Cima, Ciça”. A apresentação é uma homenagem em vida a Mestre Ciça, uma das figuras mais respeitadas do Carnaval, destacando sua longa carreira e a inovação que trouxe para as baterias cariocas.

Unidos da Tijuca

O Morro do Borel encerra a segunda-feira com a história de Carolina Maria de Jesus. O desfile foca na força literária e na vivência da escritora mineira, autora do célebre livro “Quarto de Despejo”, transformando seus relatos de resistência em poesia visual na Sapucaí.