Carnaval Rio de Janeiro 2025: Veja quais são os enredos das escolas do Grupo Especial
Agremiações já iniciaram divulgação dos enredos para o próximo ano
As escolas de samba do Rio de Janeiro já iniciaram a divulgação dos enredos para o Carnaval 2025. Das 12 agremiações, 10 já compartilharam seu tema para o próximo desfile.
Boa parte das escolas entrarão na Sapucaí tratando de temas ligados diretamente com a negritude, incluindo homenagens a personalidades negras como o cantor Milton Nascimento e o carnavalesco Laíla.
Unidos de Padre Miguel e Vila Isabel, até o momento, são as únicas agremiações que ainda não divulgaram seus temas para enredo.
Confira os enredos já definidos para o grupo especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2025:
Viradouro
Atual campeã do Carnaval, a escola do Rio de Janeiro vai desfilar na Sapucaí em 2025 com o enredo “Malunguinho: O Mensageiro dos Três Mundos”, em referência a entidade afro-indígena “que se manifesta como Caboclo, Mestre e Exu”.
Imperatriz
O enredo da escola vice-campeã em 2024 será “OMI TÚTÚ AO OLÚFON – Água Fresca Para o Senhor de Ifón”, que contará na avenida um mito iorubá relacionado a ida de Oxalá ao reino de Xangô.
Grande Rio
Em fevereiro deste ano, o governador do Pará, Helder Barbalho, anunciou que a Grande Rio homenageará o estado em 2025.
Salgueiro
A escola de Niterói vai para avenida com o enredo “Salgueiro de Corpo Fechado”. Na divulgação do tema, a escola escreveu: sem medo MACUMBA, sem medo de QUIUMBA. Salvem os VELHOS MANDINGUEIROS, os VELHOS FEITICEIROS!
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Acadêmicos do Salgueiro (@salgueirooriginal)
Portela
A escola de samba carioca Portela vai homenagear o cantor Milton Nascimento no Carnaval de 2025. Sendo a 10ª escola na classificação final do Carnaval de 2024, a Portela vai para avenida no próximo ano com o enredo “Cantar Será Buscar o Caminho Que Vai Dar no Sol – Uma Homenagem a Milton Nascimento”.
Mangueira
Para 2025, a verde e rosa desfilará com o enredo “À Flor da Terra — No Rio da Negritude Entre Dores e Paixões” que, segundo a escola, terá uma narrativa “baseada na historicidade preta de forte cunho social, conectando passado e presente pelas vivências cotidianas”
Beija-Flor
A escola de Nilópolis desfilará em homenagem ao carnavalesco e diretor de Carnaval Laíla (1943-2021), um dos maiores nomes da história do Carnaval carioca e que ajudou a agremiação em 13 dos seus 14 títulos. Luiz Fernando Ribeiro do Carmo morreu em 2021, em decorrência de covid-19.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por GRES BEIJA-FLOR DE NILÓPOLIS (@beijafloroficial)
Tuiuti
Em 2025, o Paraíso do Tuiuti fará uma homenagem a Xica Manicongo, considerada a primeira travesti do Brasil, com o enredo “Quem Tem Medo de Xica Manicongo?”.
Mocidade
Destaque do Carnaval 2024 com um samba-enredo que caiu na boca do povo, a Mocidade Independente de Padre Miguel voltará a avenida em 2025 com o enredo “Voltando Para o Futuro — Não há Limites Para Sonhar”, levando para Sapucaí “uma viagem intergalática […] para questionar os próximos passos em um manifesto pelo futuro da humanidade”.
Unidos da Tijuca
Penúltima colocada no desfile do ano passado, a agremiação tijucana vai desfilar no ano que vem com o enredo “Logun-Edé: Santo Menino que Velho Respeita”, uma homenagem ao orixá cultuado no Candomblé.