Carnaval 2026: veja as medidas de acessibilidade do camarote Folia Tropical
Espaço se tornou o primeiro da Sapucaí a ter intérpretes de libras em shows

Camarote Folia Tropical na Sapucaí (Divulgação)
O camarote Folia Tropical, na Marquês de Sapucaí, no Rio, anunciou as medidas para garantir a acessibilidade no local durante o Carnaval de 2026.
Pessoas com deficiência contam com rampas de acesso, plataformas elevatórias e mobiliário adaptado. Intérpretes de libras garantem a participação do público com deficiência auditiva, e deficientes visuais podem desfrutar da folia com o apoio de monitores especializados.
Desde 2023, o espaço se tornou o primeiro camarote da Sapucaí a contar com intérpretes de libras em todos os shows da programação.
A preocupação com a acessibilidade e a inclusão faz parte da trajetória dos criadores do camarote, Newton Mendonça e Agnes Nilsson, junto ao filho primogênito Mickael Noah. O filho do meio do casal, Ton, nasceu com a rara síndrome do cromossomo 20 em anel.
A vivência com Ton trouxe uma nova perspectiva para a família e influenciou diretamente a estrutura do camarote.
“Sempre acreditamos que o carnaval poderia ser uma experiência acessível para qualquer pessoa e queríamos criar um espaço onde todos pudessem vivenciar a magia da Sapucaí com conforto e hospitalidade, independentemente de serem celebridades ou foliões anônimos”, explica Newton.

Veja o line-up de shows no Folia Tropical 2026
Ensaios Técnicos
- 6/2: Marcelle Motta
- 7/2: Tiee
- 8/2: Marvvila
Desfiles
- 14/2 (sábado): Diogo Nogueira
- 15/2 (domingo): Marcelo D2
- 16/2 (segunda-feira): Vanessa da Mata
- 17/2 (terça-feira): Alcione
- 21/2 (sábado das campeãs): João Gomes e Margareth Menezes

Inclusão e projetos sociais
Entre as iniciativas sociais do Folia Tropical estão o “Folia dos Amigos do Ton” e a “Candy Box”.
Criado por Mickael Noah, o primeiro é um evento especial que acontece dentro do camarote, na sexta-feira (20/2), véspera do desfile das campeãs, no dia dedicado às escolas mirins. O camarote se transforma em um espaço de alegria e inclusão, recebendo gratuitamente centenas de crianças e jovens de abrigos e instituições de reabilitação para vivenciar a magia do Carnaval de perto.
A experiência vai além de assistir aos desfiles: as crianças são recebidas com lanches especiais, brindes e atividades recreativas.
Já a “Candy Box” celebra a inclusão LGBTQIA+ na sexta-feira (13/2), noite de abertura dos desfiles do Grupo de Acesso. Realizada desde a primeira edição do Folia Tropical, a festa reforça o propósito do espaço como um porto seguro para todos os públicos.

TRENDING
- Tudo sobre o show de comeback do BTS na Netflix 02/02/2026
- Danielle é removida das redes sociais do NewJeans 03/02/2026
- BTS anuncia live de show de comeback e documentário na Netflix 02/02/2026
- Grammy 2026: veja a lista completa de vencedores 01/02/2026
- Teddy Park se torna primeiro produtor de K-pop a vencer o Grammy 02/02/2026