Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.

Paulo César Pinheiro: o compositor homenageado no Carnaval de São Paulo

Poeta e escritor celebra 60 anos de carreira

Paulo César Pinheiro

Paulo César Pinheiro (Silvana Marques / Divulgação)

A Estrela do Terceiro Milênio, escola do Grupo Especial do Carnaval de São Paulo, homenageia neste sábado (14) o compositor Paulo César Pinheiro.

O poeta carioca escreveu mais de 2 mil obras ao longo da carreira. Ele teve parceiros de composição como João Nogueira, Dona Ivone Lara, Tom Jobim, Pixinguinha, Toquinho, entre outros.

Mais de 500 intérpretes gravaram suas canções ao longo dos 60 anos de carreira de Paulo César Pinheiro: Elis Regina, Elizeth Cardoso, Clara Nunes, Maria Bethânia, Simone, Emílio Santiago, Tom Jobim, Lenine, Guinga e mais artistas.

“Sua vida, obra e legado serão reverenciados na passarela do samba do Anhembi. A homenagem será estendida a todos os compositores de samba, que criam belíssimas obras-primas da música brasileira. Agradecemos ao Paulo César e toda família Pinheiro, a esposa, Luciana Rabello, e os filhos Ana e Julião por nos permitirem fazer esta homenagem”, disse a escola no anúncio do enredo em junho passado.

Paulo César Pinheiro, de 76 anos, nasceu no Rio de Janeiro em 1949. Ele foi casado com Clara Nunes entre 1975 e 1983.

Entre suas composições estão “Viagem”, “Nomes de Favela”, “Pesadelo”, “Canto das Três Raças” e outras. No catálogo da IMMuB, ele é creditado em mais de três mil fonogramas.

Ouça as composições de Paulo César Pinheiro

+Leia mais – Carnaval de SP 2026: veja os enredos das escolas de samba