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Revelação no K-pop, CORTIS fala sobre amadurecimento e próximos passos

Revelação no K-pop, CORTIS fala sobre amadurecimento e próximos passos

Grupo estrela a nova capa digital da Billboard Brasil

Fazer parte do conglomerado da HYBE naturalmente coloca os artistas em uma posição de visibilidade desde o primeiro dia. O porte financeiro e estrutural da empresa é inegável, mas no K-pop, onde a concorrência é feroz, dinheiro não compra talento e nem garante um impacto duradouro. Nesse cenário, com apenas dois meses de carreira, o CORTIS chama a atenção por mérito próprio.

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Com coreografias afiadas e carisma fora dos moldes engessados da indústria, o quinteto formado por James, Juhoon, Keonho, Martin e Seonghyeon, garantiu o posto de destaque entre os novatos do ano com muita personalidade. Com idades entre 16 e 20 anos, os jovens formam o primeiro grupo lançado pela BIGHIT MUSIC em seis anos – após TOMORROW X TOGETHER, em 2019, e BTS, em 2013 –, com o mote de ser uma equipe de criativos e de se autoproduzir.

A HYBE é dona de subsidiárias responsáveis por vários grupos de K-pop. Para entrar na empresa como trainee, os candidatos passam por uma série de avaliações e testes. Em 2024, a empresa teve receita de mais de US$ 1,65 bilhão. No ano anterior, os artistas da gigante venderam mais de 43 milhões de discos.

O primeiro EP do grupo, “Color Outside the Lines”, foi lançado no dia 8 de setembro e estreou em 15º lugar na Billboard 200 – ranking semanal dos discos mais populares nos Estados Unidos. O projeto está há 10 semanas no chart World Albums. “Ainda parece surreal pensar que estamos realmente nos charts. Nós não tínhamos visto. Um dia, nosso manager nos disse: ‘Vocês estão na parada da Billboard!’. Eu fiquei tipo… ‘Espera, sério mesmo?’. E quando conferi, estávamos em 15º lugar”, conta Martin para a Billboard Brasil em uma chamada de vídeo.

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“É uma questão de gratidão aos nossos fãs e ouvintes. Sou muito grato por tudo isso e queremos continuar crescendo e ser lembrados por muito tempo”. Para James, a entrada nos rankings traz um impacto positivo para o grupo. “Representa um grande marco. E é apenas o começo. Só podemos melhorar daqui para frente e estamos trabalhando duro, como sempre, para fazer músicas ainda melhores.”

O sucesso do primeiro EP aumenta as expectativas para os próximos passos do CORTIS. E eles mesmos reconhecem isso. Martin descreve a cobrança como uma responsabilidade que orienta o que farão a seguir. Seonghyeon admite que a pressão existe (“Sem dúvida!”, ele responde).

“O objetivo do primeiro projeto era expressar nossas emoções e isso ressoou com muitas pessoas. Ao longo desses meses, nós mudamos. Com o segundo álbum, estamos pensando: ‘O que temos a dizer agora?’. Qual história contaremos aos fãs e como nos manteremos o mais autênticos possível? Esse é o objetivo”, avalia James.

Ouça ‘Color Outside The Lines’, do CORTIS

Mesmo recém-debutados, os jovens já têm milhares de fãs no Brasil. Nas redes sociais, viralizaram pela paixão por açaí e por lerem o apelido abrasileirado do fandom, “cortinas”, durante uma live recente. Questionados sobre as interações com o público brasileiro, a pergunta gera uma leve comoção e eles falam ao mesmo tempo.

“É incrível [receber mensagens do Brasil”, diz Keonho. “Mal posso esperar para visitar o Brasil”, diz Juhoon. “Nós somos muito fãs da cultura brasileira, principalmente dos festivais [como o Carnaval]. Queremos ir ao Brasil fazer um show”, acrescenta Martin. “Nós sabemos que vocês são divertidos”, emenda James. “Nós sabemos do açaí, nós precisamos provar [no Brasil]”, completa Seonghyeon.

O contraste entre quem o CORTIS era antes do debut e quem são hoje é falado durante o bate-papo. Para Martin, a maior mudança é emocional. “É difícil porque mudamos muito desde o ano passado”, diz o rapper. “Quando estávamos trabalhando no álbum, ninguém nos conhecia. Agora, temos fãs e quando saímos nos reconhecem na loja de conveniência e em qualquer lugar. Estou curtindo o momento e muito feliz por poder ver as reações à minha música”. Já para Keonho, a diferença principal faz parte do amadurecimento. “Minha voz [risos], a extensão da minha voz”.

Eles parecem lidar bem com a ascensão acelerada do grupo. James explica que, por mais clichê que pareça, o que os mantém com os pés no chão é lembrar por que começaram.

“Acho que nunca vamos esquecer isso. Embora tenhamos muitas coisas diferentes acontecendo no nosso caminho, no final das contas, a razão pela qual fazemos este trabalho é porque amamos música e amamos nos expressar da nossa maneira única.”

Rituais do dia a dia como andar de bicicleta, passear num parque, ouvir música e jogar basquete fazem com que os integrantes lidem com as dúvidas pessoais e o crescimento sob o olhar público. Eles falam diversas vezes sobre “abraçar os lados estranhos”, rir da própria vergonha para evoluir, e sobre usar a criatividade como forma de descobrir quem são.

“Com o passar do tempo, estou começando a entender quem eu sou. Agora sei o que realmente amo fazer, qual é o meu gosto musical, qual é o meu gosto. Isso vai tornando a minha personalidade mais vívida e distinta”, diz Juhoon.

“Eu acho que se aceitar em todos os sentidos também é um ponto importante, até mesmo seus lados estranhos. Existe uma frase que diz ‘ser constrangedor é ser livre’. É uma ótima frase. Se você quer melhorar em algo, você precisa se sentir desconfortável. Precisa se envergonhar de si para ganhar confiança. E eu acho que é essa mentalidade que levamos para as músicas”, acrescenta James. “Ainda somos adolescentes e estamos crescendo. Encontrar nosso estilo na música ou nos visuais é como encontrar em nós mesmos, investigar a nós mesmos”, completa Martin.

CORTIS
CORTIS (BIGHIT MUSIC)

As peças do quebra-cabeça
As histórias individuais de cada integrante do grupo reforça o discurso do próprio mérito. Keonho usa a mentalidade competitiva da natação para evoluir como artista, sempre focando em superar a si. Seonghyeon se mudou ainda jovem para treinar em Seul, e o processo nunca o intimidou – ao contrário, só o motivou mais. Já Juhoon vê seu passado diverso em esportes, estudos e moda como uma base que o ajudou a entender melhor suas habilidades.

Líder do quinteto, Martin é coreano-canadense e passou seis anos trabalhando até o debut em setembro. Além de produzir as músicas do CORTIS, ele compôs singles para outros grupos da HYBE – como “Magnetic” (ILLIT), “Deja Vu” (TXT), “Pierrot” (LE SSERAFIM) e “Outside” (ENHYPEN).

“Para ser sincero, quando começo a perder a confiança ou duvidar de mim mesmo, tento me concentrar em pequenas coisas. Jogo basquete, ando de bicicleta, faço algo legal, saio para caminhar e ouço música”, diz Martin. “É uma meta que quero ter. Lembrar que [a música] é algo que realmente quero fazer para o resto da vida, que realmente amo, e que faço por diversão. Foi por isso que escolhi esse caminho. Nunca duvidei de mim mesmo, nunca quis ser outra coisa. Então, confiar em mim mesmo e encontrar pequenos hobbies ajuda a me afastar desses pensamentos de insegurança.”

Martin, do CORTIS
Martin, do CORTIS (BIGHIT MUSIC)

James é tailandês-chinês. Nasceu em Hong Kong, mas cresceu em Taiwan. Foi trainee por cerca de cinco anos até debutar com o CORTIS. Além de coreografar e compor para o quinteto, ele foi dançarino de apoio para Jung Kook (BTS) e também escreveu para outros grupos, como ILLIT e TXT.

“No geral, meu gosto e minhas preferências são bem amplas… Para ser sincero, até mesmo a comida. Crescer em diferentes países, ir e vir entre eles, sempre me incentivou a experimentar coisas novas. Me abriu para novas experiências e acho que isso realmente me ajudou a descobrir novas músicas, filmes e a enxergar coisas que eu nunca tinha visto antes”, diz James. “Foi difícil se mudar tanto?”, pergunto para o cantor. “Não, mas é difícil quando uma parte da família fala uma língua e a outra metade fala outro idioma… Você fica no meio e vira o elo que fala todas as línguas e tem que se adaptar a cada segundo.”

James, do CORTIS
James, do CORTIS (BIGHIT MUSIC)

Juhoon nasceu e cresceu na Coreia do Sul. Prodígio nos esportes, ele se destacou no basquete e no futebol. Foi modelo infantil e aprendeu inglês em uma escola internacional. Como trainee para debutar com o CORTIS, passou por aulas e treinamentos intensos por menos de dois anos.

“Cada momento me influenciou de alguma forma e todas essas experiências me fizeram quem eu sou”, diz o cantor. “Praticando esportes, aprendi a ser competitivo, e na escola aprendi a me comunicar. Felizmente, tive a oportunidade de explorar várias coisas e sempre me concentrei em quanto eu estava gostando de cada uma delas. Tentei descobrir o que me interessava, e foi assim que cheguei à música.”

Juhoon, do CORTIS
Juhoon, do CORTIS (BIGHIT MUSIC)

O sul-coreano Seonghyeon foi recrutado no dia do aniversário em 2018, quando passeava em um parque de diversões. Ele está creditado como compositor em todas as faixas do EP do CORTIS: “What You Want”, “GO!”, “Joyride”, “FaSHioN” e “Lullaby”.

“Quando mudei para Seul para ser trainee, não foi muito difícil. Eu realmente gostei do processo e minha mãe me incentivou dizendo para tentar”, relembra Seonghyeon. “Quanto mais eu treinava, mais me interessava. Quero ser alguém cool. Alguém descolado por dentro e por fora, e bom no que faz, com confiança. Ainda estou descobrindo o que ‘descolado’ significa, mas espero continuar aprendendo à medida que cresço.”

Seonghyeon, do CORTIS
Seonghyeon, do CORTIS (BIGHIT MUSIC)

Keonho passou três anos como trainee. O cantor sul-coreano era nadador e participou de campeonatos no país até decidir seguir o caminho da música. Ele também compôs faixas para o primeiro lançamento do CORTIS.

“Aprendi que a verdadeira competição não é com os outros, mas sim consigo mesmo. E acho que sempre quero manter essa mentalidade e continuar me esforçando”, diz Keonho, sempre muito sorridente. “Eu pensei muito, porque queria ser nadador e fazer parte do grupo. Mas meus pais me aconselharam: ‘É bom experimentar coisas novas, então por que você não tenta?’. Segui o conselho e realizei esse sonho de me tornar um artista. Estou gostando muito.”

Keonho, do CORTIS
Keonho, do CORTIS (BIGHIT MUSIC)

Os jovens dividem os palcos e também o dormitório. Eles moram juntos em Seul e recebem apoio de uma equipe dedicada. A rotina dos bastidores também vira conteúdo no canal do CORTIS no YouTube. “A gente se aproximou naturalmente enquanto nos preparávamos para a nossa estreia e também compondo músicas. Moramos juntos, 24 horas por dia, 7 dias por semana”, diz Seonghyeon. “É difícil morar junto?”, pergunto. “Sim, às vezes, mas é divertido. Geralmente resolvemos as coisas conversando. Por exemplo, quando se trata de lavar a louça, temos uma regra de que cada um deve lavar a sua depois de usar. Isso mantém as coisas simples e justas.”

Os conselhos que receberam de outros artistas também ajudam a moldar o trabalho do grupo. James guarda como mantra a frase “one step at a time” (um passo de cada vez, na tradução livre), que ganhou em um autógrafo de Teezo Touchdown em um par de tênis.

“Essa é a tela de fundo do meu celular. Sempre me lembra de não ter muita pressa e que, às vezes, você realmente não sabe o que fazer e acaba atropelando tudo. É preciso ir devagar, um passo de cada vez, e focar no que está por vir”, diz James.

“O mais importante para mim é a paixão e a intensidade que tenho no palco. Quero que todas as apresentações tenham a mesma paixão e a mesma intensidade da primeira vez. É no palco onde me sinto mais livre. Desejo lembrar disso no futuro, mesmo que em alguns dias eu não esteja bem.”

Martin cita o encontro com os membros do BTS: permanecer humilde, cuidar da equipe, manter a paixão acesa mesmo diante das dificuldades. “

“Eles falaram: ‘Sempre sejam gratos e humildes’. E também disseram para cuidarmos bem das pessoas ao nosso redor, especialmente da equipe e com quem vamos trabalhar por muito tempo. ‘Cuidem bem delas, as tratem com gentileza e mantenham a paixão e a energia vivas. Mesmo que surjam grandes desafios, é só continuar perseverando e curtir o processo’. Foi isso que eles disseram, e é assim que estamos vivendo, dia após dia”, diz Martin. O CORTIS ainda não entrou em turnê, mas por aqui os “cortinas” já os aguardam com muito açaí.

CORTIS na capa digital da Billboard
CORTIS na capa digital da Billboard Brasil (BIGHIT MUSIC)

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