Você está lendo
C.A.P revela os bastidores sombrios do K-pop

C.A.P revela os bastidores sombrios do K-pop

Ex-líder do TEEN TOP criticou contratos da indústria musical

C.A.P: ex-integrante do TEEN TOP. (Crédito: TOP MEDIA)

C.A.P, ex-líder do grupo TEEN TOP causou indignação ao expor o lado obscuro da indústria de K-Pop durante participação em um canal de bate-papo online. Ele criticou duramente os contratos exclusivos de longo prazo e os problemas estruturais enfrentados por idols jovens. O artista de 33 anos afirma que, durante contrato com suas agências, idols frequentemente enfrentam restrições que impedem trabalhos externos, mesmo quando não geram nenhuma renda. Segundo C.A.P, muitos desses artistas acabam recorrendo a bares noturnos ou host bars para sobreviver financeiramente.

VEJA TAMBÉM
Kenan e Kel, da Submundo 808, no estande de Club Social Snack (Sidinei Lopes/Observadordaimagem/Billboard)

📲K-POP NO WHATSAPP: Participe do canal da Billboard Brasil para notícias e entrevistas exclusivas!

Propostas de C.A.P para mudança no sistema

C.A.P sugeriu que se implementasse um sistema de salário mensal para idols, similar ao de trabalhadores comuns, para dar mais estabilidade financeira, especialmente no início de suas carreiras. Ele acredita que isso poderia diminuir a pressão e aliviar a dependência de formas alternativas de renda.  C.A.P, debutou em 2010 como parte do boy group TEEN TOP, conhecido por músicas de sucesso como “No More Perfume on You”, “I’m Gonna Crazy” e “Rocking”. Ele ficou no grupo até 2023, quando deixou a equipe e encerrou seu contrato com a agência TOP Media.

Desde então, C.A.P vem criticando abertamente as pressões e exigências da indústria do K-pop. Ele falou sobre assédio sexual por parte de fãs, expectativas irreais, restrições de comportamento (como namoro) e sobre a sensação de esgotamento emocional. A indústria de K-pop já é alvo de discussões regulatórias por causa dos chamados slave contracts (“contratos-escravos”), que impõem longos períodos de vigência, cláusulas rígidas de conduta e pouca transparência.

Após deixar TEEN TOP, C.A.P afirmou que está ganhando menos do que quando era idol, mas se sente mais livre e menos pressionado. Ele também tem realizado trabalhos manuais, como jardinagem, para se sustentar. Ele declarou que prefere um trabalho que se sinta mais alinhado com seus valores pessoais, ainda que com remuneração menor.

Mynd8

Published by Mynd8 under license from Billboard Media, LLC, a subsidiary of Penske Media Corporation.
Publicado pela Mynd8 sob licença da Billboard Media, LLC, uma subsidiária da Penske Media Corporation.
Todos os direitos reservados. By Zwei Arts.