Cantora sul-africana critica premiação ao receber prêmio no VMA 2024
Autora do hit 'Water', Tyla criticou uso do nome genérico 'afrobeats'
A cantora Tyla, responsável por “Water”, um amapiano e também dos maiores hits de 2024, ganhou o prêmio de “Melhor Afrobeats” com a canção mas criticou o nome genérico da categoria ao receber o astronauta de prata no MTV Video Awards 2024.
“Sei que há uma tendência de colocar todos os artistas africanos sob o rótulo de ‘afrobeats’. Embora esse ‘afrobeats’ tenha dominado e aberto tantas portas para nós, a música africana é muito diversa”, disse a cantora que concorria contra Ayra Starr, Burna Boy, Chris Brown, Davido e Lojay, Tems, e Usher e Pheelz. Ela agora coleciona um Grammy, um Billboard Music Awards, um BET Award e um VMA em seu ano de estreia.
Tyla mandando o verbo isso aí. N é pra colocar tudo num saco só! #VMA
— lik viu Jack e Ennis transando em Brokeback Mountain (@malikfs.bsky.social) September 11, 2024 at 10:33 PM
O termo “afrobeats” é uma classificação genérica à música do continente africano que deriva do gênero eletrônico que tomou a música mundial de assalto desde 2020. Surgido principalmente no oeste africano —particularmente na Nigéria—, ela é caracterizada por percussão e melodias muito próximas das praticadas no Caribe, com batidas por minuto que vão de 95 a 190.
Ao invés de “afrobeats”, os artistas preferem os nomes reais de cada gênero como amapiano, pon pon Music, afro-adura, street-hop, emo-afrobeats, afro-Piano e alté, por exemplo.