Brasileiro indicado ao Oscar já trabalhou com Pabllo Vittar, Gloria Groove e BK
Adolpho Veloso concorre em Melhor Fotografia pelo filme "Sonhos de Trem"

Diretor de fotografia Adolpho Veloso (Anthony Behar/ Grosby)
Além do longa-metragem “O Agente Secreto”, que concorre em quatro categorias, o Brasil tem mais um representante no Oscar 2026. Adolpho Veloso foi indicado como Melhor Fotografia pelo filme “Sonhos de Trem”, da Netflix.
Ele concorre ao lado de Dan Laustsen, por “Frankestein”, Michael Bauman, por “Uma Batalha Após a Outra”, Autumn Durald Arkapaw, por “Pecadores”, e Darius Khondji, por “Marty Supreme”.
E embora Adolpho seja reconhecido majoritariamente por sua carreia no cinema e televisão, ele também tem um pé na música. Um exemplo é seu trabalho como diretor de fotografia do videoclipe “AMEIANOITE”, de Pabllo Vittar e Gloria Groove, em 2022.
Ele também exerceu a função no filme “Diamantes, Lágrimas e Rostos Para Esquecer”, do rapper BK’. A produção tem mais de nove minutos e é inspirada no álbum homônimo lançado em 2025.
Nascido em São Paulo, mas residente em Lisboa atualmente, Adolpho iniciou sua carreira no Brasil, em produções como “Rodantes” (2021), “El Perfecto David” (2021) e a minissérie “Mosquito” (2020). Não demorou para começar projetos internacionais, como a série “Becoming Elizabeth” e o curta “American Cancer Story”.
O convite para ser diretor de fotografia de “Sonhos de Trem” surgiu após chamar atenção de Clint Bentley e Heitor Dhalia por seu trabalho em “Yoga Arquitetura da Paz” (2017), que também rendeu sua atuação em direção de fotografia em “Jockey” (2021).
Adolpho venceu a categoria Melhor Fotografia com “Sonhos de Trem” no Critics Choice Awards 2026 no início deste mês.
Em publicação no Instagram, o diretor explica seu trabalho no filme da Netflix. Veja:
Ver essa foto no Instagram
Brasil no Oscar 2026
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou os indicados ao Oscar 2026 nesta quinta-feira (22). Para o Brasil, o grande destaque é o longa-metragem brasileiro “O Agente Secreto”, que concorre em quatro frentes.
A obra, dirigida por Kleber Mendonça Filho, aparece nas listas de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Elenco. O protagonista Wagner Moura também foi selecionado para a categoria de Melhor Ator por sua atuação no projeto.
O anúncio ocorre após a produção registrar desempenho histórico no Globo de Ouro 2026. Foi a primeira vez que um filme brasileiro concorre em três categorias no Globo de Ouro: Melhor Filme – Drama, Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme – Drama com Wagner Moura, tendo ganho Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme – Drama.
A trajetória de “O Agente Secreto” no circuito de premiações internacionais sucede o marco estabelecido por “Ainda Estou Aqui” em 2025.
O filme dirigido por Walter Salles fez história ao vencer o Oscar na categoria de Melhor Filme Internacional.
TRENDING
- Netflix fará série sobre o tema de ‘Guerreiras do K-pop’ 21/01/2026
- Harry Styles anuncia shows no Brasil 22/01/2026
- BTS: fãs no México pedem clareza na venda de ingressos e ganham apoio do governo 20/01/2026
- Harry Styles no Brasil: veja os preços dos ingressos, mapa de setores e VIPs 22/01/2026
- ‘Pecadores’ recebe o maior número de indicações na história do Oscar 22/01/2026