Blocos do Rio enfrentam dificuldade para desfilar; Bangalafumenga está cancelado
Cordões reclamam de evasão de patrocínio após medidas da Prefeitura

O bloco Suvaco do Cristo que, agora, deixará o Carnaval carioca (RioTur)
Os blocos do Carnaval de rua do Rio de Janeiro estão enfileirando posts no Instagram para anunciar cancelamentos e mudanças de última hora causadas por dificuldades de acordo com a Prefeitura municipal. Um dos mais famosos, o Bangalafumenga decidiu não botar o bloco na rua em 2025.
“Com muita paz, convicção e coragem”, começava o post do bloco criado por Chacal (poeta, autor de “Relógio”, sampleado pela dupla Sofi Tukker), Rodrigo Maranhão (compositor, autor de “Caminho das Águas” e “Recado”, gravados por Maria Rita). “[…]avisa que o próximo cortejo, em novo modelo, será no Carnaval de 2026”. Durante o comunicado, o grupo chama o modelo oferecido pela Prefeitura de “asfixiante”.
Com certo loteamento da festa, a Prefeitura do Rio de Janeiro conseguiu atrair patrocinadores para eventos oficiais em locais pela cidade. No entanto, reclamam os blocos, os recursos das marcas começaram, com isso, a evadir das planilhas dos blocos e migrarem para eventos do município. Sem conseguir bancar suas atividades, os blocos estão pedindo arrego.
No Rio de Janeiro, o custo para levar um bloco de médio a grande porte custa em torno de R$ 350 mil a R$ 450 mil.
Em 2022, a RioTur chegou a dizer que não havia “tempo hábil” para organizar o carnaval de rua, o que levou a foliões e blocos o entendimento de que a Prefeitura aposta fichas na possibilidade de marcas serem responsáveis pela estrutura de um bloco de rua —tornando a rua um espaço inviável para blocos que não possuem tal aporte.
Ver essa foto no Instagram
A prefeitura publicou uma portaria que afirmou que, segundo a Riotur, ampliava as possibilidades de patrocínios aos blocos carnavalescos. Segundo o orgão, a medida tornava mais clara as regras que permitem a captação de patrocínio direto para os blocos de rua regularizados. A publicação destaca que os projetos precisam ser previamente aprovados pela entidade municipal, podendo sofrer veto parcial ou total. Segundo a Riotur, a medida já ajudaria na captação de 2025.
No começo de 2025, o presidente da Liga Carnavalesca Amigos do Zé Pereira concedeu entrevista ao InfoMoney —veículo que dizia, no texto, que o modelo era “encarado como uma vitória para os fazedores do carnaval de rua do Rio”. Disse Rodrigo Rezende: “Agora teremos liberdade para trazer outras marcas que queiram patrocinar blocos específicos, afinal o Rio é uma grande vitrine para todo o Brasil.”. As “outras marcas” não apareceram para “patrocinar blocos específicos”.
O Fundição dos Blocos, que aconteceria na segunda-feira de carnaval também foi cancelado. Outros dois previstos para terça-feira, não irão mais desfilar: o bloco gospel Mocidade Dependente de Deus e o Aki Pra Você da Ilha do Governador.
Batuquebato também reclama da condução do Carnaval pela Prefeitura
Esperando para esquentar o batuque na Praça XV, o bloco percussivo Batuquebato, uma das gratas revelações do Carnaval da cidade, reclama que lhe foi tirado o local de desfile e, por consequência, sua licença para ali tocar ficou inutilizável. “Encontramos diversos tapumes ao redor de toda a área e imediatamente comunicamos à Riotur,, que se informou junto a subprefeitura que um ‘evento privado ocuparia toda a praça também durante o Carnaval’. Com seis dias para o Carnaval, nossa autorização não tinha valor algum e não tínhamos um local para desfilar”, explica.
“Ter um bloco legal no RJ não é pra amadores, mesmo que você seja profissional e jogue de acordo com as regras. A Escola de Ritmos Batuquebato trabalha 10 meses por ano, formando novos ritmistas, prezando pela cultura do tambor e samba, levando um tema/homenagem e samba enredo inédito para as ruas ano após ano”, disse o bloco após confirmar o desfile na Praça Tiradentes, no sábado (02).
TRENDING
- BTS: palco 360º, preços e mais informações do 1º show da nova turnê 13/01/2026
- BTS revela nome de novo álbum, ‘ARIRANG’; saiba o que significa 15/01/2026
- Jennie (BLACKPINK) e Bang Chan (Stray Kids) viralizam com visual à la Calcinha Preta 15/01/2026
- BTS no Brasil: fãs pedem cadeiras nas áreas de pista; entenda 14/01/2026
- Os 10 álbuns mais vendidos de rookies no K-pop em 2025 14/01/2026