Billboard Artistas 25: Jorge e Mateus não planejam mudar estilo de música
Apesar de gostarem das novidades do sertanejo, dupla vai manter a essência


Quando sobem ao palco, Jorge e Mateus, destaques constantes nos charts da Billboard Brasil, enxergam uma imensidão de pessoas ansiosas, segurando placas e tentando chamar a atenção. Durante o Carnatal, evento de pré-Carnaval que aconteceu em dezembro na capital do Rio Grande do Norte, os sertanejos eram uma das atrações mais aguardadas e foram recebidos com mensagens como: “São mais de mil dias sem ver vocês. Me deem um abraço?”, que uma fã exibia em um cartaz.
Em resposta, eles passam boa parte do show recolhendo cartas, presentes e jogando toalhas com o nome da dupla bordado, encaradas como um troféu por quem consegue pegá-las no meio da multidão. Essa relação de proximidade com o público é fruto de um trabalho feito por eles desde o início da trajetória na música, há quase 20 anos.
“Foi a maneira que encontramos de quebrar o gelo. No início, nós entrávamos no palco de uma forma meio acanhada, sem jeito. Começamos a interagir, conversar com os fãs durante os shows, e acabou virando a nossa marca”, conta Jorge. “Hoje, temos um entendimento maior, e essa vergonha não existe mais.” Outro ganho com a maturidade foi a certeza de que o estilo da dupla está gravado em pedra.
Apesar das recentes (e bem-sucedidas) fusões do sertanejo com o funk e o pop, Jorge e Mateus afirmam que não pretendem se aventurar em outros gêneros. Para eles, conta mais a essência da música, que conquistou donos de corações partidos em todo o país. “Nós temos 18 anos de carreira e, por isso, sabemos o que queremos falar, sabemos o nosso caminho e o que faz sentido para a gente. Nos arriscar seria algo artificial. Nós tentamos manter a nossa identidade”, diz Mateus que, apesar de não acompanhar os novos gêneros, apoia a existência deles. “A música passa por uma evolução constante, ela representa a vida, o cotidiano, e a arte acompanha essa tendência.”