Bárbara Bandeira leva ‘portugalidade’ ao mundo com parcerias de Carminho a Veigh
Portuguesa fala com a Billboard Brasil sobre nova fase em sua carreira

A cantora portuguesa Bárbara Bandeira (Divulgação)
Bárbara Bandeira é um dos nomes em ascensão da música pop em Portugal. Um dos diferenciais da cantora é o pezinho no Brasil que ela possui: a mãe nasceu em Fortaleza, no Ceará, o que contribuiu diretamente para a forma como ela se expressa por meio de sua arte.
Ela começou sua trajetória na música ainda na adolescência, com o lançamento de singles e algumas parcerias de peso, como com a cantora Carminho. No entanto, foi em 2023 que passou a mostrar um lado mais maduro de seu trabalho com o álbum “Finda”, composto por 12 faixas inéditas.
No ano seguinte, em 2024, ela passou a tirar do papel um projeto que será dividido em quatro partes, chamado “Lusa”, fazendo referência ao termo usado para descrever alguém de origem portuguesa. No primeiro ato do disco, Bárbara contou à Billboard Brasil que passou uma temporada no país para trabalhar com produtores locais, o que resultou em colaborações com os trappers Veigh e Wiu.
Agora, a cantora dá início a uma nova etapa do projeto com o lançamento do single “Marcha”. Para essa segunda parte, Bárbara revelou que seu desejo é mostrar ao mundo suas raízes de Portugal.
“Neste segundo ato, o conceito gira em volta da portugalidade, do que é ser português, dessa nossa cultura raiz, que também é bom trazer para o lado mais pop”, disse Bárbara Bandeira.
Ouça “Marcha”, de Bárbara Bandeira
+Leia mais – Carminho, a restauradora do fado que canta Portugal com alma universal
A portugalidade de Bárbara
Para essa empreitada de mostrar a música portuguesa sob uma nova ótica para o mundo, Bárbara vai se apoiar em algo que outros cantores já fizeram, como Rosalía com o flamenco e Bad Bunny com as raízes de seu país, Porto Rico.
“Eu vou abordar vários estilos musicais que existem por aqui”, conta ela. Um dos exemplos é o cante alentejano, gênero musical que surgiu na região do Alentejo. “Quero trazer algumas das formas de cantar que são tipicamente portuguesas, mas com uma pegada mais moderna, mais pop.”
Essa abordagem focada na modernidade é uma estratégia para alcançar o público mais jovem de uma forma mais “simplificada”, conforme Bárbara explica: “É um pouco do objetivo desse projeto”.

Lado brasileiro
Um dos públicos que Bárbara deseja continuar atingindo é o brasileiro. Ela, inclusive, conta que o processo de criação de “Lusa” tem feito com que ela se aproxime ainda mais de sua raiz brasileira. A mãe da cantora nasceu em Fortaleza, mas se mudou para Portugal muito jovem.
“Minha ideia é que eu possa criar uma atmosfera onde todo mundo se encontre no meio”, diz ela sobre misturar suas raízes portuguesas e brasileiras. Essa vontade de popularizar seu nome por aqui surgiu em 2024, quando ela sentiu que já estava bem estabelecida em Portugal.
“Tem um momento em que a gente pensa: ‘E agora? Para onde eu vou?’ O mais óbvio para mim, considerando que tenho raízes brasileiras, foi querer levar a música portuguesa para o Brasil.”
Bárbara acredita que o caminho inverso, de portugueses consumindo músicas brasileiras, já está muito bem estabelecido, mas que há um espaço maior para essa troca, apesar de barreiras como o sotaque, por exemplo. “Acho que esse cenário está mudando, assim como a abertura.”
Um dos focos atuais de Bárbara é justamente absorver o máximo possível de diferentes gêneros brasileiros para poder somar.
“Se eu quero levar algo para o Brasil, tenho que estar confortável, conhecer as pessoas, a cultura. Eu tenho focado em passar temporadas por lá, conhecer pessoas. Tem sido um processo superenriquecedor, não só artisticamente, mas no meu lado pessoal. Eu estou me descobrindo no meio desse processo.”
Ouça “Lusa: ato I”, de Bárbara Bandeira
TRENDING
- Stray Kids e ‘Guerreiras do K-pop’ entram no Top 10 de vendas de 2025 18/01/2026
- ‘Guerreiras do K-pop’: conheça a inspiração da música ‘Golden’ 15/01/2026
- Lançamento do ENHYPEN vende 1,6 milhão de cópias em 24h 17/01/2026
- BTS no Brasil: como foram as passagens do grupo pelo país 17/01/2026
- BTS: palco 360º, preços e mais informações do 1º show da nova turnê 13/01/2026